5/01/2017 12:44 pm

Governo e prefeitura discutem convênios para inspeção sanitária de feiras e alimentos

A reunião da Aged com o Secretário Municipal de Agricultura, Ivaldo Rodrigues, contou com representantes da defesa e inspeção animal e vegetal da Agência, nesta quinta-feira.

A reunião da Aged com o Secretário Municipal de Agricultura, Ivaldo Rodrigues, contou com representantes da defesa e inspeção animal e vegetal da Agência, nesta quinta-feira.

Em busca de parcerias para melhorar a defesa e inspeção agropecuária em São Luís, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) e o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, se reuniram na quinta-feira (05) para discutir possíveis convênios entre os órgãos, especialmente, relacionados à fiscalização sanitária em feiras e em estabelecimentos de produtos de origem animal.

Na ocasião, o presidente da Aged/MA, Sebastião Anchieta, enfatizou a importância de parceria entre a prefeitura e a autarquia para garantir alimentos seguros para a população e melhorar as condições sanitárias nas feiras e mercados de São Luís. A Agência também apresentou o projeto de análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos comercializados na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa).

“Observei que não podemos apenas dar condições para que o pequeno produtor aumente sua produção, precisamos oferecer assistência técnica especializada”, defendeu o secretário. Ivaldo Rodrigues também adiantou que está em seus planos investir na criação de pescado na capital e, para isso, contará com as orientações sanitárias do programa Aquicultura com Sanidade.

Como resultado da reunião de planejamento, a Aged/MA e a Semapa devem oficializar um convênio de colaboração entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de São Luís e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) para intensificar a inspeção nas indústrias alimentícias da cidade e promover a reciclagem dos técnicos do SIM ainda no primeiro semestre de 2017.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI