20/01/2017 11:38 am

Inspeção da Aged assegura sanidade de cavalos participantes da Maranhão Horse Season

Além de fiscalizar os animais participantes da competição, a Aged aproveitou a oportunidade para divulgar estratégias de prevenção de doenças dos equídeos.

Além de fiscalizar os animais participantes da competição, a Aged aproveitou a oportunidade para divulgar estratégias de prevenção de doenças dos equídeos.

O público que chega para assistir às provas da I Copa Haras 4 Irmãos, que vai de 18 a 21 de janeiro, na Raposa, pode não imaginar que, muito antes de os cavalos entrarem em ação, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) faz um trabalho minucioso de fiscalização sanitária para impedir a propagação de doenças de grande impacto econômico para a equideocultura, como mormo e anemia infecciosa equina (AIE).

“Durante um evento agropecuário, ocorre a reunião de animais procedentes de diversas propriedades, com manejos sanitários diferenciados. Por isso, o risco de transmissão de doenças aumenta. A AIE e o mormo, por exemplo, são enfermidades altamente transmissíveis. A atuação da Aged é para impedir que animais positivos para essas doenças adentrem na propriedade e fiquem em contato com animais saudáveis”, explica a veterinária da Aged/MA Clidilene Alencar.

Durante o primeiro dia da Copa Haras, que também faz parte da programação da Maranhão Horse Season, os veterinários da Aged/MA inspecionaram cerca de 130 equinos e, até o dia 21, quando chegarão ao Haras 4 Irmãos novos animais para o II Leilão Haras 4 Irmãos e Convidados, mais de 42 cavalos de alto padrão genético também devem passar pela inspeção da Agência.

De acordo com a veterinária, o trabalho dos fiscais agropecuários vai desde o exame clínico dos animais; a fiscalização do trânsito no local do evento, até a conferência da documentação sanitária exigida pela legislação, como Guia de Trânsito Animal (GTA), exames negativos para AIE e mormo, e carteira de vacinação contra influenza equina ou atestado de sanidade animal.

“A I Copa do Haras 4 Irmãos está ocorrendo de forma tranquila. Os animais participantes estão com toda a documentação atualizada e em condições sanitárias satisfatórias”, informou Clidilene.

Educação sanitária

Além do trabalho de fiscalização, a Aged/MA também ministrou uma palestra sobre o controle de zoonoses equinas, às 15h, do dia 17. “Tivemos a oportunidade de aprofundar informações sobre AIE e mormo e divulgar as estratégias do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos para prevenir, controlar e erradicar essas enfermidades que não possuem tratamento nem vacinas”, explicou a veterinária.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI