24/03/2017 12:18 pm

AGED Realiza Blitz em Chapadinha

Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através da Unidade Regional de Chapadinha, em parceria com o PM do 16º Batalhão da Policia Militar de Chapadinha, realizou mais uma Blitz Fiscalizadora na BR 222. Estas blitz são realizadas pela AGED em todo estado do Maranhão, em pontos estratégicos, com o intuito de verificar as cargas transportadas dentro do Estado coibindo o trânsito irregular de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

No ato da fiscalização foram abordados 30 veículos e aos condutores foram repassadas orientações quanto à obrigatoriedade da documentação sanitária pertinente ao tipo de produto transportado, destacando sua importância tanto para produtos e subprodutos de origem animal, quanto vegetal, destacando a segurança  que a documentação sanitária e nota fiscal garantem, bem como o correto acondicionamento dos produtos.

Durante a ação, também foram verificadas as condições dos veículos, os tipos de cargas (produto) transportadas e a documentação sanitária que é exigida neste tipo de transporte, além da distribuição de folders informativos destacando a importância da documentação específica, o manuseio correto destes produtos durante o transporte e as ações da AGED voltadas a este setor.

Além da intensificação da vigilância epidemiológica ativa no município, a cidade é rota de entrada para a capital São Luís, bem como para o município de Parnaíba, no Piauí, sendo rota de grande movimentação, principalmente de vans, ônibus, carros de passeio e caminhões, especialmente para o trânsito de animais e seus produtos e subprodutos, além de produtos de origem vegetal, por este motivo, as ações de Blitz são feitas constantemente na região, aliadas á ações educativas.

Para a Chefe da ULSAV de Chapadinha, Cleide Santana, estas ações reforçam a fiscalização de transporte irregular de animais e derivados no Estado. “Nossas blitz são feitas de forma constante e em diversos pontos do município, como forma de fiscalização e conscientização, buscando combater o transporte indevido de animais e de produtos de origem vegetal e animal, continuaremos intensificando as ações buscando resultados cada vez melhores.” Afirmou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI