24/03/2017 9:10 am

AGED Realiza Palestras Educativas em Campestre do Maranhão

Visando ressaltar a importância do uso correto e da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) através da Unidade Regional de Imperatriz em convênio com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Campestre do Maranhão, realizou palestras sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e da devolução das embalagens vazias, na zona rural do município.

Cerca de 70 agricultores dos povoados de Cabeceira Grande, Malícia, Espera e Buritizinho participaram das palestras, que tiveram como objetivo conscientizar os pequenos e médios agricultores, que por falta de informação não realizam a devolução obrigatória das embalagens dentro do prazo legal de um ano, contado a partir do dia da nota fiscal de compra do produto, foram expostas as práticas certas e erradas deste processo e os benefícios da utilização correta dos agrotóxicos.

Na ocasião, representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, também acompanharam as palestras e puderam ouvir depoimentos a cerca da realidade vivenciada pelos agricultores e se dispuseram a firmar parceria com a AGED para a realização de um circuito de saúde destinado aos trabalhadores rurais.

Para o agricultor do Povoado de Malícia, Antônio da Costa Lima, esta ação os incentiva a adotar as práticas corretas, que não utilizavam por falta de informação necessária. “As informações que nos passaram na palestra foram muito positivas, já que nós queimávamos as embalagens depois de utilizar. Agora realmente entendemos a necessidade de guardar as embalagens para o período da devolução e manusear os agrotóxicos da forma correta.” Afirmou.

Já o Fiscal Agropecuário, André Gonçalves Ferreira frisou que as parcerias firmadas são de grande valia para a realização destas ações e a importância de levar essas informações aos agricultores. “A parceria da AGED com a secretaria municipal é um importante fator para que o projeto possa ser realizado. Desta forma conseguimos nos aproximar cada vez mais do agricultor, especialmente os da zona rural, levando as informações necessárias para que eles possam desenvolver suas atividades de forma segura.”

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI