19/05/2017 5:22 pm

AGED realiza apreensão de mel em Caxias

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do trânsito agropecuário no Estado, visando à manutenção da zona livre de febre aftosa com vacinação e garantir a oferta de produtos de qualidade à população maranhense, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), por meio da ULSAV Caxias, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e realizou uma blitz de rotina, das 8h as 12h, nesta quinta-feira(18) no Posto da PRF de Caxias, na BR 316.

Durante a fiscalização, foi vistoriado um ônibus oriundo do município de Teresina com destino ao município de Canaã dos Carajás(PA) transportando de forma inadequada produto de origem animal, sendo 930 Litros de mel, transportados no compartimento de bagagem,  em garrafas pets de 2L, embalagens reaproveitadas de refrigerante, não rotulados, sem selo de inspeção e em sacos de estopa. A proprietária da mercadoria foi autuada e o produto apreendido e em seguida incinerado. A Empresa que transportava a mercadoria, também foi autuada.

Foram vistoriados ainda 10 veículos entre carros de passeio, ônibus, utilitários e caminhões baú; destes, oito veículos não transportavam, carga de interesse da Defesa Sanitária Animal, e um veículo que transportava 200 colmeias de abelhas com origem em Campo Grande do PI e destino Santa Luzia do Paruá (MA), portando Guia de Trânsito Animal.

Além das ações de fiscalização, também foram realizadas ações educativas referente ao trânsito agropecuário, um ponto muito positivo destacado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Eduardo Leite. “Acreditamos que os resultados foram positivos, pois fizemos a divulgação das nossas ações e um trabalho de educativo em relação ao transporte de animais, produtos e subprodutos agropecuários para os condutores de veículos, bem como retirou-se da mesa dos consumidores produtos sem uma qualidade garantida”. Disse.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI