9/06/2017 5:45 pm

AGED realiza treinamentos para o fortalecimento do setor apícola no Estado

Com o objetivo de fortalecer as ações de fiscalização e fomentar a cadeia produtiva apícola e meliponícola do Estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão(Aged) em parceria com a Agerp realizou treinamento dos servidores que atuam nos postos fixos de fiscalização agropecuária visando deixa-los aptos a fiscalizar o trânsito de colmeias, mel e demais produtos apícolas.

Na ocasião, os treinamentos foram realizados nos postos fixos de fiscalização de Estiva, Pirangi, Boa Vista do Gurupi, Itinga, Estreito, Barão de Grajaú e Timon, com etapas teóricas e práticas. O treinamento subsidiará as atividades de fiscalização do fluxo de veículos que transportam colmeias, mel e seus subprodutos, na divisa do estado do Maranhão com os estados do Pará, Tocantins e Piauí, orientando e disciplinando os transportadores dessas cargas para que a legislação sanitária seja cumprida.

Treinamento Mel (6)

Ao final do treinamento, os servidores receberam EPI’s – (Equipamentos de Proteção Individual) e GPS´s, adquiridos por meio uma parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF)/Agerp, e Cadeia Produtiva do Mel, visando subsidiar as ações da Instituição no fortalecimento do setor apícola no estado.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, José Malheiros, que ministrou o treinamento aos barreiristas da Aged, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento do programa Estadual de Sanidade Apícola.  “A Aged é responsável pela sanidade apícola e a Agerp pela assistência técnica aos produtores e pelas capacitações, essa parceria soma esforços para que os barreiristas tenham conhecimento de como se deve abordar a entrada dessas abelhas no estado para que a gente possa ter segurança do que está sendo produzido e desenvolvido. É importante destacar que o programa de Sanidade está dentro da Cadeia Produtiva do Mel que visa fazer esse controle e trabalhar, também,  com a questão do processo da agroindústria e melhoria da qualidade e produção do mel no nosso estado para que seja um dos grandes produtores de mel do país,” pontuou Malheiros.

Treinamento Mel

O Técnico de fiscalização Agropecuária, Clenilson Júnior, responsável pelo Setor de Sanidade Apícola pontuou a importância da parceria com a Agerp para a execução dos treinamentos, frisando os resultados positivos alcançados e o fortalecimento da cadeia do mel no Maranhão. “O treinamento foi realizado de forma conjunta entre a AGED e AGERP, por meio da cadeia produtiva do mel, tendo resultados muito positivos com os profissionais da AGED que atuam nos postos fixos de fiscalização, pois além das etapas práticas e teóricas, também entregamos EPI’s, fortalecendo as atividades já desenvolvidas.” Disse

 

Programa Estadual de Sanidade das Abelhas

Visando prevenir, diagnosticar, controlar e erradicar doenças das abelhas, o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas atuará nas atividades de educação sanitária, estudos epidemiológicos, cadastramento, fiscalização e certificação sanitária de estabelecimentos, fiscalização e controle de transito de abelhas e produtos apícolas, além de intervenções imediatas no caso de suspeitas ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI