15/07/2017 8:49 am

Aged realiza ações voltadas para o público infantil na Expoimp

Além dos produtores, principal público-alvo das programações na Exposição Agropecuária de Imperatriz, crianças e estudantes também são contemplados com ações do Governo do Estado no evento. Nesta quarta-feira, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) iniciou o trabalho voltado para educação sanitária, que acontece até sexta.

O teatro de fantoches, por exemplo, é realizado para crianças das escolas da região, abordando febre aftosa, raiva e manuseio correto de defensivos agrícolas. O teatro faz parte do Projeto Fazendo Educação da Aged, desenvolvido para aproximar as crianças da educação sanitária de uma forma lúdica, com linguagem leve e divertida.

Além do teatro, a Aged vem promovendo visitas guiadas aos espaços do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde acontece a Expoimp. Fernanda Rolim, gestora da Unidade Regional de Imperatriz, explica a dinâmica e a importância dessa iniciativa. “É uma ação que realizamos todos os anos, em parceria com a Cavalaria da Polícia Militar, que nos ajuda a buscar as crianças nos povoados. Essa iniciativa mostra que nosso trabalho não é somente de fiscalização, mas também de promover a educação sanitária para crianças, acadêmicos, produtores e rurais e profissionais da área, levando conhecimento sobre a defesa e a inspeção sanitária animal e vegetal”, disse.

As 48 crianças da Escola Padre Jósimo Tavares, de Governador Edson Lobão, visitaram os currais do parque e assistiram ao teatro. De acordo com o diretor Rildo Karv, essa é uma oportunidade muito valiosa para os pequenos. “Trazer as crianças para a exposição é importante porque, mesmo elas vivendo na zona rural, aqui elas conhecem animais com que elas não convivem. Com a Aged, eles adquirem informações que vão levar para o resto da vida”, ressaltou.

A Expoimp acontece até o dia 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. O Espaço Governo de Todos conta com vasta programação de cursos, oficinas, capacitações e ações de educação sanitária, promovidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI