21/07/2017 7:43 am

Governo e Associação dos criadores definem data da Expoema 2017

Em reunião nesta quinta-feira (20), entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), foi definida a data da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). O evento acontecerá de 14 a 21 de outubro, no Parque Independência.

Essa será a última edição da Expoema no Parque Independência, localizado em São Luís. A intenção da Ascem é que ela adote um perfil itinerante, passando pelas principais regiões produtoras do estado, o que seria realizado ainda este ano mas, por questões de estrutura e prazo de execução, a associação optou por solicitar do Governo do Estado a cessão do espaço para a edição deste ano.

“Decidimos hoje a data e isso é muito importante, porque a partir de agora podemos chamar os criadores com uma data definida. A porteira está aberta. Estamos com uma equipe no parque identificando a situação dele para que, juntamente com o Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e todos que quiserem realizar a exposição, nós possamos fazer uma bela e grande Expoema”, declarou o presidente da Ascem, Ivaldeci Mendonça.

De acordo com o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o apoio do Governo do Estado se reforça, adaptado ao que foi definido. “O convênio assinado este ano previa recursos para a Expoema itinerante. Há hoje R$ 1,3 milhão à disposição para isso. Como este ano, pela inviabilidade de fazer em outro local, o governo está emprestando novamente o parque e está sendo feito um novo levantamento de custos. Assim, desse recurso, será gasto apenas o necessário para realização do evento deste ano”, disse.

Segundo o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, Sebastião Anchieta “Estamos nos organizando para mais uma edição da Expoema, que terá grande êxito e desenvolvimento para a pecuária do maranhão, além da geração de empregos e o fortalecimento da economia do Estado, estamos convidando também vários pecuaristas do nordeste para participarem conosco dessa grande festa.”

Apesar da especulação que houve em torno da realização e da data da Expoema, os criadores do estado já começarão os preparativos para o evento, é o que explica o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Raimundo Coelho. “O governo está garantindo estrutura, os produtores está garantido que vão participar então neste momento há uma alegria e uma disposição dos produtores rurais em estar nesta Expoema ‘da despedida’ de São Luís”, pontuou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI