14/08/2017 10:56 am

AGED promove palestra de prevenção contra a Soja Louca em Chapadinha

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) POR MEIO DA Unidade Regional de Chapadinha, vem realizando diversos levantamentos fitossanitário de soja na região, como base neles, atestou as incidências da Soja louca II na safra 2016/2017 causada pelo Nematoides Aphelenchoides. Visando alertar e prevenir os produtores, realizou em parceria com o Sebrae na cidade de Chapadinha uma palestra  com Prof. Dr. Gilson Soares da Silva com o objetivo de discutir e sugerir formas de conter a expansão da praga.

WP_20170810_008

Tendo como público produtores rurais e engenheiros agrônomos, a palestra abordou as causas, além de sugestões de ações de prevenção como:  a utilização de variedades mais resistentes, sementes livres do patógeno, rotação de cultura, eliminação de hospedeiros alternativos e principalmente o revolvimento do solo nos períodos.

WP_20170810_015

Para o palestrante, Dr. Gilson Soares, “Embora não se tenha ainda uma noção exata de manejo, haja vista, que agora em 2015 que foi descoberto o causador da doença o Nematoide Aphelenchoides, a muito a se fazer para se ter subsídios que possibilitem um manejo eficiente da Soja louca II, que necessita de condições de temperatura entre 25 a 30º C; Umidade relativa de 70% e principalmente água sobre as plantas.”

Ao fim da palestra, produtores de soja e engenheiros agrônomos responsáveis técnicos pelas propriedades se comprometerem em manter a AGED bem informada do surgimento de áreas infestadas e de procedimentos adotados, auxiliando o órgão a em um curto espaço de tempo lidar e combater da forma mais eficaz possível esta praga.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI