5/10/2017 10:11 am

AGED fiscaliza I Torneio de canto de Curió em Caxias

Visando dar continuidade as ações de fiscalização de aglomerações animais, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) por meio da Unidade Regional de Caxias, fiscalizou o I Torneio de Canto de Curió em Caxias, realizado no IFMA Campus Caxias, no Povoado Lamego, na zona rural da cidade.

Durante o Evento realizado pela  Associação Ornitológica do Maranhão (ASSOMA) e Criadores de Curió”, foram recebidas e conferidas às documentações sanitárias dos passeriformes que participaram do Campeonato, como Guias de Transito Animal (GTA), atestados sanitários, licença de transporte emitida pelo IBAMA. Além da realização de atividades de educação sanitária com os criadores participantes, frisando o papel da AGED dentro dos eventos agropecuários e a importância da defesa agropecuária.

IMG-20170924-WA0014

Na ocasião, participaram do campeonato 05 Criadores, totalizando 08 (oito) passeriformes da espécie Oryzoborus angolensis, popularmente conhecida como “Curió”, e destes, dois criadores tem origem da capital do Piauí, Teresina e os demais de todo o Estado do Maranhão. Para os participantes, o campeonato não se trata de uma competição e sim de uma oportunidade de troca de conhecimentos para o fortalecimento da criação da espécie, bem como reforçar a comunidade em geral que estes campeonatos se tratam de uma atividade devidamente regulamentada pelos órgãos competentes.

IMG-20170924-WA0018

Para o criador, Fábio Moucherek, “A participação da aged foi crucial para o sucesso do mesmo, pois garantiu aos criadores, segurança sanitária, jurídica e respeito à Legislação vigente. Este primeiro campeonato marca o começo de um ciclo de fortalecimento e evolução da criação de curió”.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI