5/10/2017 12:17 pm

AGED realiza recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Gov Edson Lobão

Visando ressaltar a importância do uso correto e da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) através da Unidade Regional de Imperatriz, em parceria com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) e a Secretaria municipal de Agricultura de Governador Edson Lobão, realizou na sede do município a segunda edição do ‘Dia D’ do Recolhimento de embalagens de agrotóxicos no município, que consistiu no ponto culminante das ações de recolhimento itinerante e das ações educativas desenvolvidas nas últimas semanas no município.

O Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Caio Henrique Silva Nascimento, destacou a importância da ação para a zona rural do município. “A zona rural é carente de informação e ações como essa visam educar e conscientizar os agricultores, evitando que reutilizem essas embalagens de forma irregular e prejudiquem sua saúde”.

20170905_145355

As atividades aconteceram na zona rural do município, onde foram realizadas  ações de panfletagem e definidos os locais dentro dos povoados para que o recebimento das embalagens pudesse acontecer. Os agricultores tiveram um prazo de 12 (doze) dias para recolher os vasilhames de agrotóxicos em suas propriedades e depositar no local escolhido. O objetivo deste projeto é conscientizar os pequenos e médios agricultores da importância do cumprimento da obrigação de realizar a devolução das embalagens dentro do prazo legal de um ano, contado a partir do dia da nota fiscal de compra do produto. No último dia do Recebimento Itinerante as embalagens foram recolhidas nos pontos previstos e levadas para a sede do município, onde foi feita uma ação para celebrar o dia “D” do recebimento dessas embalagens.

20170905_145303

O Secretário municipal de Agricultura, José Paulo de Moura, pontuou que: “As portas da secretaria estarão sempre abertas para ações nesse sentindo e continuaremos fortalecendo a parceria que temos com a AGED, bem como seguir buscando com outros órgãos do estado para a melhoria da nossa cidade.” Disse.

Ao todo, foram instalados quatro pontos de recebimento na zona rural do município e cerca de 129,5 kg de embalagens vazias de agrotóxico foram devolvidas, evitando que essas embalagens fossem descartadas ou reutilizadas de forma irregular.

O Fiscal Estadual Agropecuário, André Gonçalves Ferreira, frisou a relevância dessas ações e os resultados positivos que vem sendo alcançados a cada edição “Esse já é oitavo Recebimento Itinerante que realizamos na região Tocantina e o segundo no município de Governador Edson Lobão, alcançando resultados cada vez mais positivos, seguiremos firmes no nosso objetivo de atender a todos os municípios da regional de Imperatriz”.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI