20/10/2017 11:03 am

AGED apresenta minuta de portaria sobre o trânsito de abelhas e seus produtos

Visando fortalecer e aprimorar as ações de defesa e inspeção relacionadas ao trânsito de abelhas e seus subprodutos a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) apresentou em reunião com os órgãos Sema, Suvisa, Detran, PRF e PM a Minuta de portaria sobre o trânsito de abelhas e seus produtos. Na ocasião, além da minuta, foram apresentadas as exigências atuais da Aged para o trânsito de abelhas e seus produtos e iniciado um debate para discussão e questionamentos dos órgãos presentes.

Os servidores Clenilson Santos Almeida Júnior e Alanna Raissa de Araujo Silva apresentaram as ações que têm sido realizadas pelo serviço de defesa e inspeção agropecuária do órgão e a forma que os demais órgãos convidados poderão contribuir com os dispositivos apresentados no regulamento técnico anexo à portaria, registrando a necessidade da colaboração e parceria para a garantia da aplicabilidade da portaria.

DSC_0991

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, Clenilson Júnior, entende que “A reunião alcançou o objetivo desejado, sendo a oportunidade dos órgãos debaterem os assuntos concernentes à fiscalização do trânsito de abelhas e seus produtos. Onde os órgãos presentes comprometeram-se em analisar a minuta da portaria e encaminhar o embasamento técnico relativo a alguns dispositivos elencados nessa e que estejam relacionados às suas atribuições”.

Já Alanna Raissa de Araujo Silva, responsável pelo setor de inspeção de mel e derivados, ressaltou que esta reunião se tratou de um ponto chave para o sucesso da portaria em questão.  “A apresentação da minuta da portaria e o regulamento técnico em anexo, para os órgãos e entidades convidadas foi muito importante, pois oportunizou a análise e discussões sobre os tópicos apresentados, propiciando a contribuição dos presentes com sugestões e embasamento técnico quanto aos assuntos expostos relacionados às suas competências.”

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI