25/04/2018 11:09 am

AGED participa da AgriTEC em São Raimundo das Mangabeiras

O Governo do Estado do Maranhão está realizando entre os dias 24 a 27 deste mês, a 15ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – AgriTEC, abrangendo o território Cerrado Sul do Maranhão, na cidade de São Raimundo das Mangabeiras.

Objetivando a capacitação, comercialização, troca de tecnologias e a pesquisa a favor dos agricultores e agricultoras familiares do Maranhão, a AgriTEC é um realização da Sistema de Agricultura Familiar (SAF), que conta com a participação de diversos órgãos do Estado, dentre eles a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED). Durante os três dias de feira, a AGED participa com um stand, demonstrando as áreas de atuação do órgão, bem como palestras e oficinas sobre os programas de prevenção, controle e/ou erradicação da Brucelose, Febre Aftosa, Raiva e Agroindústria Familiar (registro, documentação necessária, instalação e quais os produtos enquadrados na área).

WhatsApp Image 2018-04-24 at 10.57.39

De acordo com a Fiscal Estadual Agropecuária Allana Raissa, “para acessar o mercado, o agricultor familiar precisa saber quais são os requisitos necessários para registrar uma agroindústria familiar, pois sem uma agroindústria, sua produção ficará estocada, sendo um entrave em sua vida. Mas, a partir do momento que ele tem a sua agroindústria, poderá, além de acessar todos os mercados, também terá acesso às políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Compra da Agricultura Familiar (PROCAF), afirmou”

De acordo com a legislação do PNAE, 30% dos alimentos destinados às escolas, creches ou asilos, devem ser oriundos da agricultura familiar, ou seja, o governo é obrigado a comprar o mínimo de 30%, no entanto pode também adquirir até 100% de alimentos da agricultura familiar.

 

WhatsApp Image 2018-04-24 at 14.20.13

Ao longo dos dias, acontecerão também atividades educativas como o Projeto Fazendo Educação, executados por técnicos da Unidade Regional de Balsas e da Sede da AGED.  A atividade tem como objetivo levar conhecimento acerca da agroindústria familiar e a respeito da defesa e inspeção animal e vegetal aos alunos das 4ª a 7ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI