20/12/2018 9:42 am

Governo registra mais um abatedouro frigorífico no Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) , vinculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), concedeu nesta quarta-feira (19), o Título de Registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) número 061, para o abatedouro frigorífico Frigotal, da cidade de Barra do Corda.

 

O registro, é a garantia que o novo abatedouro frigorífico preenche os requisitos higiênicos e sanitários necessários para desenvolver as atividades de abate e manuseio de produtos de origem animal, podendo realizar a comercialização destes produtos por todo território estadual.

 

“Com o objetivo de fornecer uma carne de qualidade para o povo de Barra do Corda, eu e minha família resolvemos realizar esse investimento e nos sentimos muito felizes com esse registro”, disse o proprietário do empreendimento, Sampaio Peixoto.

 

Para a obtenção do registro no SIE, o abatedouro passou por diversas ações de fiscalização realizada pela AGED, além do acompanhamento deste o projeto inicial até o resultado final, com o objetivo de garantir as condições higiênicas, estruturais e sanitárias necessárias exigidas para o registro.

 

Na ocasião, o Presidente da AGED, Sebastião Anchieta, ressaltou que, “Ficamos muitos felizes em poder exercer as nossas atividades e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, além de garantirmos a oferta de alimentos seguros para a população, esse registro é mais um incentivo a economia do Estado, mas principalmente uma questão de saúde pública, pois se trata de mais uma garantia ao consumidor da qualidade dos produtos que chegarão a sua mesa. ”

 

O abatedouro é o primeiro com registro na região, e vai gerar 30 empregos diretos e 200 indiretos. De acordo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o Governo do Estado cumpre o seu papel, em parceria com o empreendimento, visando levar segurança sanitária ao alimento consumido na região.

 

“Vamos gerar empregos, e contribuir com os pequenos negócios que são alimentados pela carne bovina produzida nesse estabelecimento. Agora, a população terá um produto inspecionado e vai atender toda a região”, destacou Simplício Araújo.

 

 

Segurança Alimentar

 

De acordo com a legislação brasileira, todo estabelecimento que produz alimentos de origem animal deve estar registrado em um serviço de inspeção oficial, seja municipal, estadual ou federal. O SIE é o registro que garante que o produto obedece todas as normas sanitárias para ser comercializado dentro do Estado. Esse já é o 5º estabelecimento de abate bovino a receber o registro da AGED no Maranhão.

 

O prefeito de Barra do Corda, Erick Costa e o deputado estadual, Fernando Pessoa, também da região, frisaram a importância da segurança alimentar, com o recebimento do registro.

 

“Através dessa parceria público privada, teremos em Barra do Corda carne inspecionada. Isso traz melhoria da qualidade de vida do nosso povo, pois, estaremos fornecendo saúde”.

 

“Nós teremos a certeza de carne inspecionada e de qualidade, não só para Barra do Corda, mas, para toda a região, já que é o primeiro matadouro apto a vender carne inspecionada e de qualidade”, afirmou o deputado Fernando Pessoa.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI