1/02/2019 10:34 am

Nota técnica da Iagro detalha as medidas que buscam minimizar os prejuízos causados pelo Pequeno Besouro das Colmeias

Nota técnica da Iagro detalha as medidas que buscam minimizar os prejuízos

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), órgão ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) do Governo de Mato Grosso do Sul, emitiu uma NOTA TÉCNICA para tratar da ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias no Estado. A nota detalha as medidas que buscam minimizar os prejuízos aos apicultores.

Segundo explicou o Diretor Presidente da Agencia, Luciano Chiochettam, a ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias foi detectada em Mato Grosso do Sul por meio de exame de Reação em Cadeia da Polimerase – PCR, conforme laudo oficial emitido pelo Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO/MG, pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A confirmação veio com a análise morfológica de amostras de besouros, realizada pelo Laboratório de Entomologia do Instituto Biológico de São Paulo.

A ideia segundo Luciano é minimizar os prejuízos aos mais de 800 apicultores, orientando-os conforme a Nota Técnica do Ministério que prescreve medidas para o controle da infestação. “Neste período de alerta estamos intensificando as ações de vigilância, através do trabalho de educação sanitária e o controle de transito”. Completou.

 

ABELHA

Foto: Iagro

LEIA MAIS

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI