25/02/2019 4:07 pm

AGED realiza ação conjunta em Araioses em prol do desenvolvimento social do município

Visando fomentar o desenvolvimento social e econômico da cidade Araioses, o governo do Maranhão, por meio de uma ação conjunta da AGED, SEDIHPOP,SEINC e SEFAZ realizou atividades voltadas para o levantamento de necessidades e potencialidades do município como forma de identificar a melhor maneira de contribuir para o crescimento da cidade e desenvolvimento da população.

A ação faz parte também do Plano Mais IDH, uma iniciativa criada pelo Governo do Estado para reverter e elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) nos 30 municípios com indicadores sociais mais frágeis do Maranhão ,acumulando uma série de resultados nas mais diversas áreas.

Ação Araioses (3)

Na ocasião, a Aged observou as potencialidades na produção e cultivo de caranguejos e ostras e seus produtos e subprodutos, conheceu suas técnicas de extrativismo e como é realizado o transito dessas mercadorias na região. A partir deste estudo, será realizado um plano de ação contemplando as necessidades no que tange a capacitações, agroindústrias ,regularizações e comercialização, visando desenvolver este potencial produtivo e alavancar os índices sociais do município.

A Sehdipop também realizou levantamento socioeconômico dos trabalhadores envolvidos na atividade de coleta e comercialização de caranguejo, visando entender o processo de trabalho com vista à elaboração de proposta de intervenção no município de Araioses.

O fiscal estadual agropecuário, Marcelo Falcão, que acompanhou a ação, ressalta que “Essa ação é de suma importância para o município bem como para nós da AGED, ainda mais porque o trabalho será feito de forma cooperada e poderá suprir necessidades de vários setores. Vamos trabalhar na questão do beneficiamento da matéria prima dos caranguejos e ostras, capacitações a esses produtores e no fomento as agroindústrias.”

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI