23/10/2023 1:06 pm

CAPACITAÇÕES TÉCNICAS

CAPTURA DE MORCEGOS
A AGED, por meio do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), oferece capacitação para a atividade de captura de morcegos hematofágos, principal transmissor da raiva dos herbívoros e que pode eventualmente agredir os seres humanos.Para a capacitação, os municípios devem formar equipes com o pessoal imunizado e sorologia para a raiva atualizada com os níveis de anticorpos ideais para este tipo de exposição de risco ao vírus da raiva.

Para solicitar a capacitação, o município deve seguir os seguintes passos:

1º passo: A Secretaria Municipal de Saúde deverá solicitar o Treinamento por meio de ofício nos escritórios da AGED.

2º passo: Fazer a aquisição do material (kit captura) para as equipes municipais.

3º passo: O treinamento será realizado de forma presencial nos municípios solicitantes.

 

CURSO AGENTES VACINADORES CONTRA BRUCELOSE

A brucelose é uma doença que causa prejuízos econômicos e acomete principalmente os bovinos e bubalinos, além dos seres humanos. A prevenção é por meio da vacinação em bezerras entre 3 e 8 meses de idade e somente o médico veterinário ou auxiliar de vacinação cadastrado na AGED pode fazer este procedimento.

Os futuros auxiliares deverão ser capacitados e a AGED, por meio do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MA), realiza o Curso para Agentes Vacinadores contra Brucelose, em parceria com as prefeituras, sindicatos, associações, entre outras instituições.

Para solicitar o curso, o município deve seguir os seguintes passos:

1° Passo: A instituição solicita o curso oficialmente junto ao escritório da AGED do seu município com as seguintes informações:  quantidade de participantes (até 15), datas, local, e-mail e número para contato;

2° Passo: Será realizada reunião entre os representantes das instituições parceiras para o planejamento da ação;

3° Passo: Após o recebimento do certificado do curso, o auxiliar deverá fazer o seu cadastro vinculado a um médico veterinário cadastrado na AGED ou poderá ficar vinculado junto à Agência de  Defesa.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI