AGED realiza atividades em defesa vegetal na regional de Imperatriz

24/11/2022

24/11 / 2022    12:53

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), através da Unidade Regional de Imperatriz, realizou atividades em defesa vegetal, executando ações nos municípios Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Lajeado Novo e Porto Franco.

Coordenado pelo fiscal estadual agropecuário da AGED, André Gonçalves, as atividades executadas nos municípios tinham por objetivo a realização do levantamento fitossanitário de pragas e doenças na cultura da banana.

A ação foi realizada nas propriedades já cadastradas junto à AGED e que tradicionalmente são produtoras de bananas nestes municípios. Os levantamentos fitossanitários foram para detecção das pragas quarentenárias e de importância econômica como: Fusariose da bananeira,  Moko da bananeira e Sigatoka Negra.

De acordo com o fiscal André Gonçalves, as atividades são executadas visam verificar a sanidade das culturas de relevância para a agricultura maranhense e também de orientar os produtores quanto ao uso correto e seguro de agrotóxicos, a tríplice lavagem e descarte adequado das embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados nessas lavouras.