AGED realiza vacinação assistida nas regionais de Barra do Corda e Rosário

13/05/2022

13/05/2022     12:00

Vacinação em Sítio Novo

Nessa semana, as equipes de fiscalização da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) das Unidades Regionais de Barra do Corda e de Rosário realizaram a vacinação assistida contra febre aftosa em propriedades rurais nos municípios de Barreirinhas, Santa Rita e Sítio Novo.

As vacinações assistidas, fiscalizadas e oficiais têm como objetivo dar orientação sob as boas práticas de vacinação aos pequenos produtores e fazer o acompanhamento da imunização em propriedades que apresentem maior potencial de risco para o programa, para certificar a aplicação da vacina garantindo a prevenção dos rebanhos existentes.

Durante a vacinação ensina-se ao criador como vacinar o gado, qual a quantidade de gelo para manter a temperatura adequada da vacina são dadas as noções de higienização dos instrumentos usados durante a vacinação, além do local e forma de aplicação corretos, todas essas orientações visam garantir o bem-estar do animal e eficiência do produto biológico.

Vacinação em Barreirinhas

As vacinações assistidas fazem parte das ações do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNFA).

O Plano tem como objetivo principal criar e manter as condições sustentáveis para garantir o status de País livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e a sociedade brasileira.

A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio e a comprovação até dia 15 de junho no escritório da AGED onde o produtor tem a propriedade cadastrada. Nessa etapa campanha todos os animais devem ser vacinados.