A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), através da sua regional em Zé Doca, realizou no mês de maio uma ação com o objetivo de fiscalizar alguns municípios do estado, com relação ao comércio ilegal de produtos agrotóxicos. A equipe da Aged percorreu seis municípios, pertencentes à regional de Zé Doca, sendo eles: Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi.
Durante as fiscalizações foram interditados cinco estabelecimentos por comercializarem produtos agrotóxicos com o registro junto a Aged vencidos e mais um, por comercializar produtos agrotóxicos com validade vencida. O mesmo foi autuado, estando ainda sujeito a pagar uma multa no valor de R$ 2.128,00 (dois mil cento e vinte e oito reais) e a empresa fabricante será notificada a vir recolher seus produtos e dar a destinação adequada aos produtos vencidos. Dos 446,75l e 9,6kg, de produtos que foram interditados, 65 l estavam com a validade vencida.
“Nessas ações estamos recebendo denúncias e uma das casas que notificamos foi fruto de denúncia, o que vem otimizando o nosso trabalho. O Principal produto comercializado na região é o Herbicida sistêmico não-seletivo, que mata qualquer tipo de planta, o Glifosato, que os agricultores chamam de “mata tudo”. Explicou a Fiscal Estadual Agropecuária, Iolanda Conceição Sousa.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI