
No dia 18, a Associação de Piscicultores do Povoado de Itans, do município de Matinha, participou de uma reunião com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), no auditório central da Agência, para discutir os documentos sanitários necessários e a forma correta de transporte do pescado para evitar apreensão de cargas e inutilização dos peixes.
De acordo com a fiscal estadual agropecuária, Michelle Lemos, a reunião aconteceu por iniciativa dos piscicultores depois que dois transportadores da região, que carregavam dois mil quilos de pescado, foram autuados durante blitz da Operação Impacto de Fiscalização do Trânsito Agropecuário, em Itapecuru. A autuação por ausência de documentação sanitária e transporte inadequado de alimentos implicou em uma multa de R$ 2.800 reais aos produtores. “Eles estavam trazen
do peixes, na carroceria dos carros, em contato com a lona. De forma irregular, porque o peixe não pode ser transportado dessa forma. Como é um povoado que vive da piscicultura e onde foi iniciado um projeto de incentivo pelo governo do estado, eles decidiram buscar essas informações”, explicou.
Durante a reunião, a equipe da Aged orientou os produtores que, de acordo com nossa legislação, o pescado só pode ser transportado em caixas de isopor ou caixas térmicas, obedecendo à proporção de uma parte de peixe para três partes de gelo. Outra forma de transporte permitida é em basquetas plásticas brancas e com gelo, dentro de caminhões frigorificados. “Existem essas três formas de se transportar, mas, nunca, em contato com lona, em veículo utilitário. Mesmo sob a alegação de que a estrada está ruim”, enfatizou Michelle.
O presidente da Associação dos Piscicultores, Elizeu Gomes, declarou que os produtores já estão regularizando o transporte de seus produtos. “Nós não esperávamos essa recepção, estávamos naquele impasse, mas chegamos a um bom acordo”, declarou e adiantou que também estão se articulando para regularizar a documentação sanitária.

Transporte correto de pescados em caixas de isopor
Nota fiscal
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI