Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada no Maranhão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a prorrogação da data final da I Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão solicitada pela AGED. De acordo Portaria Nº 268, de 31 de maio de 2017, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), a vacinação de bovinos e bubalinos, que deveria ser realizada até 31 de maio, também poderá ser executada sem penalidades ao produtor até o dia 15 de junho.

Para o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser: “É fundamental que possamos manter os excelentes números que vem sendo alcançados nos últimos anos, para que nosso gado continue em posição competitiva no mercado nacional e internacional. Estamos evoluindo a cada ano para que, no futuro, sejamos livres de febre aftosa sem vacinação”

Com a prorrogação, os produtores, que ainda não imunizaram seus rebanhos contra febre aftosa e quiserem continuar adimplentes, tem até o dia 15 de junho para adquirir e administrar a vacina, neste caso, o período de comprovação da vacinação também foi estendido para até o dia 28 de junho. O procedimento deve ser realizado na unidade da Aged do município em que a propriedade está cadastrada.

O Presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) frisou que “Essa prorrogação possibilitará que o Estado alcance os resultados esperados, oportunizando também aos criadores a vacinação e a comprovação sem penalidades, dentro deste período de 15 dias, assegurando um rebanho livre de aftosa em todo o Maranhão.”

Novo Regime de Vacinação

Atendendo a uma solicitação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou no começo do ano o regime de vacinação contra febre aftosa no estado e nos outro oito que compõem a região Nordeste. A partir da campanha deste ano, apenas os animais de 0 a 24 meses serão vacinados na segunda etapa, em novembro.

Enquete: Mês de Junho/2017

Escolha sobre qual assunto você quer tirar dúvidas

Período da enquete: 01 a 10 de junho de 2017

Link para enquete 

Unidade Regional de Imperatriz realiza recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos em Ribamar Fiquene

Visando ressaltar a importância do uso correto de agrotóxicos e da devolução das embalagens vazias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) por meio da Unidade Regional de Imperatriz, em parceria com a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart) e a Secretaria municipal de agricultura de Ribamar Fiquene, realizou pela terceira vez o recebimento itinerante de embalagens vazias no município.

Recebimento Itinerante Ribamar Fiquene

As ações de panfletagens e instalação de pontos de recebimento aconteceram na zona rural do município de Ribamar Fiquene, nos povoados Brejão, Jabuti, São José, Juçara, Tabuleirão, Canto da Mata, Tabatinga e no Assentamento Boa União. Sendo estabelecido um prazo de 10 dias para que os agricultores pudessem realizar a devolução dos seus vasilhames. No último dia do Recebimento Itinerante as embalagens foram recolhidas e levadas para a sede do município, onde foi celebrado o dia “D” do recebimento dessas embalagens. Na ocasião, foram oferecidos aos trabalhadores rurais exames de glicemia, aferição de pressão, exames médicos e aplicação de vacina contra Tétano, por meio da parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

O objetivo deste projeto é conscientizar os pequenos e médios agricultores do manuseio correto dos agrotóxicos e do cumprimento da devolução das embalagens dentro do prazo legal de um ano, contado a partir do dia da nota fiscal de compra do produto. Ao todo, foram instalados oito pontos de recebimento na zona rural do município e cerca de 602,66 kg de embalagens vazias foram devolvidas.

Recebimento Itinerante Ribamar Fiquene (3)

Para o agricultor do povoado Tabuleirão, João Vital “É uma grande satisfação poder participar deste grande evento e também poder devolver nossas embalagens vazias de veneno. Pois, estamos conscientes de que estamos de acordo com a lei, além de está preservando nosso meio ambiente.”

O Fiscal Estadual Agropecuário da AGED, André Gonçalves destacou que “Diferentemente de outros anos, durante as ações de panfletagem nos povoados pudemos notar que os agricultores estavam guardando seus vasilhames para o dia do recebimento itinerante para fazer a devolução, o que nos mostra a conscientização da população, indicando bons resultados das nossas ações.”

 

AGED apresenta projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para estudantes do IFMA de Carolina

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), por meio da Unidade Regional de Imperatriz realizou nesta semana uma palestra sobre o Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, ministrada pelo Fiscal Agropecuário André Gonçalves Ferreira, apresentando o projeto para estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Carolina.

Na ocasião, a palestra de cunho educacional, ressaltou a importância do recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, tendo como objetivo conscientizar os estudantes da importância do mesmo, além de incentiva-los a desenvolver projetos voltados para o recebimento das embalagens vazias de sua região.

A turma com cerca de 30 participantes, teve a oportunidade de adquirir novas informações relacionadas ao tema, além disso, foi firmada uma parceria entre o IFMA e a Unidade Regional de Imperatriz para a realização de uma atividade de recebimento itinerante em um dos povoados do município de Carolina, visando expandir o projeto para toda a zona rural, por meio dos estudantes.

Para o estudante Lucas Menezes de Miranda “Adquirir este novo conhecimento é de suma importância para nossa grade curricular, até mesmo para orientar os agricultores quanto à importância da devolução correta de embalagens vazias de agrotóxicos.”

Já o Fiscal Estadual Agropecuário, André Gonçalves Ferreira, destacou que “A ideia de mobilizar os alunos da rede publica de ensino (IFMA), exercitando neles o aprendizado, conscientização ambiental e unindo a teoria a prática, vem de encontro com as nossas necessidades, no que diz respeito ao Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxico. Essa parceria é bem vinda e pode nos ajudar muito na devolução de Vasilhames e localidades distantes da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.”

AGED participa de reunião ouvidores do Estado para discutir estratégias do setor para as próximas edições da ‘Caravana Governo de Todos’

A convite da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC), os ouvidores dos órgãos do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira na Vice-Governadoria para debater e alinhar métodos e estratégias de atuação na ‘Caravana Governo de Todos’.

Ao todo, 28 ouvidores participaram da reunião liderada pelo ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, e com participação do coordenador da Caravana Governo de Todos, Marcos Emílio da Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP). O ouvidor-geral Marcos Caminha apontou os principais métodos de coleta de demandas utilizados pela Ouvidoria-Geral do Estado nas edições passadas da Caravana, os desafios enfrentados nos municípios e as conquistas sociais decorrentes do cadastro das manifestações no sistema de Ouvidorias (e-OUV).

“Um dos principais objetivos da Caravana Governo de Todos é o mesmo da Rede de Ouvidorias, ou seja, ouvir o cidadão maranhense”, comentou o ouvidor-geral do Estado. “Precisamos traduzir a vontade da população em serviços e políticas públicas efetivas com o foco de melhorar a vida de todos. Ouviremos cidadãos de todos os municípios do Maranhão”, concluiu.

Para o ouvidor da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão(AGED), George Castro “É de grande importância a participação das ouvidorias do Estado nas caravanas, uma vez que a mesma se trata de um momento de aproximação entre o Governo e a população, onde buscaremos enquanto ouvidores, dialogar com a população de cada município, ouvir suas necessidades, elogios e também reclamações, com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos no maranhão, em todas as esferas.” Disse

AGED realiza apreensão de mel em Caxias

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do trânsito agropecuário no Estado, visando à manutenção da zona livre de febre aftosa com vacinação e garantir a oferta de produtos de qualidade à população maranhense, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), por meio da ULSAV Caxias, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e realizou uma blitz de rotina, das 8h as 12h, nesta quinta-feira(18) no Posto da PRF de Caxias, na BR 316.

Durante a fiscalização, foi vistoriado um ônibus oriundo do município de Teresina com destino ao município de Canaã dos Carajás(PA) transportando de forma inadequada produto de origem animal, sendo 930 Litros de mel, transportados no compartimento de bagagem,  em garrafas pets de 2L, embalagens reaproveitadas de refrigerante, não rotulados, sem selo de inspeção e em sacos de estopa. A proprietária da mercadoria foi autuada e o produto apreendido e em seguida incinerado. A Empresa que transportava a mercadoria, também foi autuada.

Foram vistoriados ainda 10 veículos entre carros de passeio, ônibus, utilitários e caminhões baú; destes, oito veículos não transportavam, carga de interesse da Defesa Sanitária Animal, e um veículo que transportava 200 colmeias de abelhas com origem em Campo Grande do PI e destino Santa Luzia do Paruá (MA), portando Guia de Trânsito Animal.

Além das ações de fiscalização, também foram realizadas ações educativas referente ao trânsito agropecuário, um ponto muito positivo destacado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Eduardo Leite. “Acreditamos que os resultados foram positivos, pois fizemos a divulgação das nossas ações e um trabalho de educativo em relação ao transporte de animais, produtos e subprodutos agropecuários para os condutores de veículos, bem como retirou-se da mesa dos consumidores produtos sem uma qualidade garantida”. Disse.

AGED promove 7ª edição do Projeto “Fazendo Educação” para escolas municipais na AgroBalsas

Os estudantes das escolas municipais participaram da 7ª  edição do Projeto “Fazendo Educação”, promovido pela  Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão(AGED), desenvolvido com 2 escolas da zona urbana e 4 escolas da zona rural, Durante a 15° edição da Agrobalsas. Ao todo, 80 crianças participaram das atividades do projeto realizadas durante os dias 17 e 18 de Maio. Além de palestras sobre cuidados e manuseio de agrotóxicos, os alunos participaram de uma atividade lúdica, em forma de jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas a respeito das palestras ministradas. As escolas vencedoras foram premiadas com computadores, tablets, bicicletas, mochilas e etc, doadas pela AGED e pela ARIAB.

2017-05-26-PHOTO-00000490

A ação desenvolvida por técnicos do setor de Educação Sanitária e Defesa Vegetal da AGED e da Unidade Regional de Balsas, reforça as atividades de educação sanitária já desenvolvidas pela Agencia de Defesa Agropecuária em todo o Maranhão, relacionada á defesa vegetal, fazendo com que as crianças se tornem multiplicadoras das informações referentes aos cuidados e as condutas referentes ao manuseio de agrotóxicos.

AGED e Polícia Militar fortalecem parceria para ações no município de Barreirinhas

O presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) Sebastião Anchieta, acompanhado do gestor da Unidade Regional de Rosário, Marcelo Falcão, se reuniu com o Subcomandante geral da Polícia Militar (PM), Oficial Luongo, com o objetivo de fortalecer e otimizar a parceria já existente entre a AGED e a PM, no município de Barreirinhas, pertencente a Unidade Regional de Rosário. Na ocasião, foram discutidas medidas de fortalecimento desta parceria principalmente nas ações de fiscalização de vaquejadas e sacrifícios de equídeos.

AGED e Polícia Militar fortalecem parceria para ações no município de Barreirinhas

Para o gestor da unidade regional de Rosário, Marcelo Falcão é muito positivo para o desenvolvimento das ações nos municípios. “Esta parceria com a PM, foi firmada há algum tempo por meio de um termo de cooperação técnica, mas a cada dia, vem sendo mais fortalecida, pelo apoio que recebemos, apoio este, que é indispensável para a execução de muitas de nossas ações, mais especificamente agora no município de Barreirinhas.”

O presidente da AGED, Sebastião Anchieta avalia como, “Indispensável essa proximidade com a polícia para a otimização das ações de fiscalizações de vaquejadas, especialmente para a região de Barreirinhas, onde eventos como esse ocorrem com muita frequência, continuaremos trabalhando juntos.” Disse

Agronegócio do Maranhão tem “ano pujante” mesmo com crise econômica no país, diz Flávio Dino

O governador Flávio Dino participou na noite de segunda-feira (15) da abertura da 15ª edição da Agrobalsas, importante feira de agronegócios sediada na cidade de Balsas, no sul do Estado. O evento será realizado até o dia 19 de maio e tem programação especial que atende pequenos, médios e grandes produtores da região.

Durante a abertura, o governador agradeceu aos produtores do sul do Maranhão “pela grande contribuição que dão para o desenvolvimento do nosso estado”.

“Em um momento de trevas e desesperança no Brasil, o agronegócio no Maranhão tem um ano pujante”, acrescentou.

Flávio assinou também o “Programa Agro Energia do Banco do Brasil”, para instalação de usinas geradoras de energia alternativa e renovável.

O governador ainda entregou sementes de hortaliças para fomento da unidade de referência do Agropólo do Rio Balsas.

Ele ressaltou também os investimentos na cadeia produtiva, incluindo o transporte dos insumos agrícolas. “Pela primeira vez estamos fazendo melhorias no Porto do Itaqui com recursos próprios, gerados pelo Porto e agronegócio, em larga medida.”

Governo reforça apoio às feiras agropecuárias do estado

Com a realização da Agrobalsas, de 15 a 19 de maio, se inicia o calendário de feiras e eventos agropecuários de 2017. Como nos dois primeiros anos de gestão, o governo Flávio Dino continua apoiando e participando desses eventos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Com programas e iniciativas voltadas para pequenos, médios e grandes produtores, a Sagrimae a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) levarão às feiras capacitações, tecnologias e serviços, além de mostrar à população os resultados de programas como o Mais Produção e os Agropolos.“O governo vem mantendo uma relação de muito diálogo com os sindicatos de produtores e com a Federação de Agricultura e Pecuária (Faema), ouvindo as demandas e buscando soluções. A participação e apoio do governo às feiras e eventos agropecuários é parte dessa política e também uma oportunidade de prestar contas à população do que temos feito para desenvolver o setor produtivo do Maranhão”, afirma o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

Público da Expoimp participou de palestras e capacitações. Foto: Divulgação

Público da Expoimp participou de palestras e capacitações. Foto: Divulgação

Na Agrobalsas serão realizadas entrega de sementes de hortaliças para as Unidades de Referência de Produção do Agropolo Rio Balsas, a oficina de produção do biofertilizante Verdão, aberta a todos os produtores da região e a oficina de Registro de Agroindústria Familiar, de Pequeno Porte e Artesanal, a ser realizada pela Aged. A agência também vai promover gincanas ligadas ao combate à febre aftosa e ao descarte adequado de embalagens de agrotóxicos com o público infanto-juvenil.

“Este ano,a Aged estará mais uma vez participando ativamente em todos os dias de evento com atividades de educação sanitária, palestras sobre manuseio de agrotóxicos e agroindústria. Além disso, participaremos de uma reunião com a associação dos produtores da região, traçando medidas para a instituição do Fundo de Desenvolvimento da Cultura da Soja”, explica o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.

Já entre os serviços, o estande da Sagrima vai auxiliar os produtores a realizarem o pré-cadastro para recebimento de sementes de arroz, feijão, milho e hortaliças do Programa ‘Mais Sementes’ e no preenchimento online da autodeclaração de dispensa de licenciamento ambiental para propriedades de até quatro módulos fiscais.

A ideia é que essa programação seja realizada nas feiras ao longo de 2017, além de ações específicas, de acordo com a atuação da secretaria no âmbito das cadeias produtivas e dos agropolos, como explica o secretário. “A partir de maio se inicia um calendário que vai até novembro, com exposições em Porto Franco, Grajaú, Codó, Bacabal e outras cidades, além de eventos importantes como o Festival da Melancia, em Arari e vários outros. Cada um deles, o Governo do Estado vem buscando apoiar dentro das possibilidades e características de cada evento, sempre buscando valorizar nossos produtores e levar as ações de governo à população”.

Já a Expoema, que assume a partir de 2017 um perfil itinerante, começando por Santa Inês, em setembro, também faz parte desse calendário e a Associação dos Criadores do Maranhão (ASCEM) vem dialogando com o governo do Estado sobre a parceria para a realização do evento. O presidente da ASCEM, Ivaldeci Mendonça, destaca que o evento é a vitrine para quem vive da pecuária, seja bovina, equina ou de ovinocaprinos e que a edição deste ano vai ser uma inovação. “Queremos quebrar paradigmas em 2017, com uma formatação técnica, levando conhecimento, aperfeiçoamento, tecnologia para melhoramento da pecuária do Maranhão”, disse.

A parceria com o Governo do Estado, por sua vez, “é muito importante, porque nosso pensamento é fazer um trabalho para todos os criadores, independente de serem micro, pequenos, médios ou grandes, e o governador captou essa mensagem. A parceria com a Ascem, como com a Fapcen e os realizadores de todo tipo de evento agropecuário é muito salutar para o setor primário do nosso estado”, ressaltou o presidente da ASCEM.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI