Visando fortalecer a política de transparência no Estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em parceria com a Secretaria de Estado de Transparência e Controle, promoveu nesta terça-feira (13) painel de palestras relacionadas aos serviços da Ouvidoria e da Corregedoria Geral do Estado (OGE e COGE/STC) para os servidores do órgão.
Na ocasião, o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, explanou sobre a atuação da STC no Maranhão, especialmente junto aos órgãos, no setor de ouvidoria. Para o Caminha, o diálogo com os servidores visa garantir transparência, controle e eficiência. “Hoje, na AGED, fomos muito recebidos e compartilhamos ideias e experiências sobre Ouvidoria e Corregedoria. Estamos avançando para melhor servir o cidadão maranhense”, comentou.
A Corregedoria Geral, por sua vez, apresentou aos servidores da AGED temas relacionados à correição, tendo por objetivo manter a boa conduta no serviço público em prol da população maranhense. A corregedora-geral do Estado, Ana Karla Silvestre, destacou a atuação preventiva do setor. “Divulgar os trabalhos realizados pela Corregedoria faz parte da nossa atuação preventiva, objetivando atingir sempre um maior grau de eficiência dos atos e procedimentos realizados pelos servidores públicos estaduais”, comentou a corregedora.
O Ouvidor da AGED, George Castro, apresentou os dados de participações específicos da ouvidoria da AGED, fazendo um diagnóstico do começo do ano de 2015 ao mês de maio de 2017 e reafirmou a importância deste trabalho para o órgão, especialmente para os serviços oferecidos ao público, fomentando uma gestão participativa. “Avalio esse encontro como muito positivo, pois esclareceu muitos pontos a respeito do papel da ouvidoria na gestão pública e participativa, sendo uma ferramenta de gestão que visa à melhoria dos trabalhos desenvolvidos. A ouvidoria se trata de um canal de auxílio aos gestores e aproximação do cidadão com o governo.” Disse.
O Presidente da AGED, Sebastião Anchieta Filho, ressaltou a importância da ação para os servidores e para a gestão, reafirmando a parceria com a STC, além de indicar o planejamento de novas reuniões neste segmento, abrangendo as unidades regionais do órgão. “Este momento foi muito importante, pois além de esclarecer muitos questionamentos dos nossos servidores, também reafirmou a importância da nossa ouvidoria e do fortalecimento das políticas de transparência no serviço público, este primeiro momento foi muito positivo, tanto que já estamos projetando um seminário com essa temática para as nossas unidades regionais”, concluiu.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI