Com o objetivo de nivelar conhecimentos e capacitar seu corpo técnico, a Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) promoveu nesta semana o Encontro Técnico de Defesa Vegetal como os técnicos de todo o Estado do setor Vegetal da AGED, abordando pontos como, Programa de erradicação da praga Amaranthus Palmeri, Apresentação do catálogo de exigências fitossanitárias para o trânsito interestadual, Levantamento fitossanitário do ácaro vermelho das palmeiras, Estabelecimento de área livre e de baixa prevalência de pragas, além de práticas de campo, oficinas do Sistema de Integração Agropecuária- Módulo Agrotóxicos (SIAPEC) e Coaching, voltado para resultados no ambiente de trabalho.
Na ocasião, os participantes contaram com palestras ministradas por técnicos da própria agência, além do Auditor Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso, Omar Roberto da Silveira e do Diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI do Ceará.
Para o Auditor Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso, Omar Roberto da Silveira. “Essa capacitação é muito importante, pois oferece os conhecimentos necessários aos técnicos da AGED para combater as pragas que possam vir a surgir, como por exemplo a Amaranthus Palmeri, que é uma praga de difícil controle. E neste treinamento, os fiscais estão sendo capacitados quanto as medidas preventivas que devem ser adotadas para garantir o Maranhão não seja infestado por essa praga.” Além disso, o auditor fiscal apresentou estudos de casos exitosos já trabalhados em outros estados.
O Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da AGED, Roberval Raposo Jr, ressaltou que a troca de experiências entre os profissionais da AGED e de outros Estados ,juntamente com as discussões levantadas enriqueceram ainda mais o encontro e aprimoraram os conhecimentos dos técnicos. “A importância do encontro reside exatamente em capacitarmos os nossos profissionais da ponta, que executam as nossas ações de defesa, para o nivelamento tanto técnico quanto operacional e tratar dos principais entraves e dificuldades enfrentadas, bem como trazer experiências exitosas de outros estados, nos dando expectativas de resultados cada vez mais positivos para os trabalhos que executamos em todo o Maranhão.” Finalizou.
Para o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcio Honaiser, “É uma grande satisfação para todos nós vermos a Aged se fortalecendo cada vez mais na defesa vegetal, investindo em qualificação e sendo cada vez mais atuante, mostrando que a defesa agropecuária no Maranhão vai hoje além da aftosa, de que já somos livres com vacinação, além da área animal e sendo bem-sucedida no que faz”
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI