A atualização cadastral é necessária para atuação no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal

Médicos veterinários autônomos que possuem vínculo ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MA) devem ficar atentos ao prazo para recadastramento junto ao Programa, que vai até o dia 31 de agosto.
O objetivo do recadastramento dos médicos veterinários vinculados ao Programa de Brucelose e Tuberculose é de criar um banco de dados consistente a nível nacional, que subsidiará o delineamento para tomadas de ações sanitárias com vistas ao controle da brucelose e tuberculose animal no estado do Maranhão.
A atualização cadastral pode ser feita de modo eletrônico, bastando acessar Portal de Serviços do Governo Federal. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) recomenda que os médicos veterinários autônomos devem acessar o site da Agência ou do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MA) para terem acesso ao passo a passo com relação às informações para o preenchimento no sistema.
Adriana Prazeres, fiscal estadual agropecuário da AGED e responsável técnica pelo PNCEBT no Maranhão, informa que todos os médicos veterinários privados vinculados ao Programa deverão realizar obrigatoriamente a atualização cadastral até 31 de agosto de 2020. Os profissionais que não realizarem a atualização cadastral, via sistema eletrônico, serão desligados do PNCEBT/MA automaticamente, conforme Portaria AGED/MA nº 005 de 18 de janeiro de 2016 e a Instrução Normativa (IN/MAPA) nº 10 de 10 de março de 2017.
“É muito importante o processo de recadastramento para que os médicos veterinários possam continuar a vacinar contra brucelose e realizar o diagnóstico para a brucelose e/ou tuberculose animal para o Estado do Maranhão. Além do recadastramento, o veterinário que não deseja mais fazer parte do PNCEBT/MA poderá acessar o sistema e solicitar o descredenciamento”, orientou Adriana.
Os veterinários que manifestarem a necessidade em realizar a vacinação contra brucelose e/ou o diagnóstico para brucelose e tuberculose, no território maranhense, poderão fazer o seu cadastro inicial para vinculação ao PNCEBT, a qualquer momento, de forma on-line, também pelo Portal de Serviços do Governo Federal.
Para saber sobre o passo-a-passo acesse aqui
Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI