Nota de Pesar – Suzana Góes Freitas

POR: AGED
31/08/2021 09:50

Evento regional aborda o ordenamento da cadeia do mel no Maranhão

Por Suyane Scanssette
30/08/2021 16:19

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou do I Encontro de Secretários de Agricultura e Apicultores da região do Alto Turi, evento regional realizado no município de Maranhãozinho, que tratou sobre o ordenamento da cadeia produtiva do mel.

A região se destaca como a maior produtora de mel no Estado e o principal ponto de pauta foi debater sobre as etapas da cadeia com foco na qualidade do produto e segurança do alimento ofertado aos maranhenses.

O fiscal estadual agropecuário da AGED de Santa Luzia do Paruá, Luís Carlos foi o representante da Unidade Regional da Agência de Zé Doca durante o evento. Na oportunidade ele apresentou as atividades desenvolvidas pela AGED na região e também abordou sobre o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, destacando a Portaria N° 43 de 08 de fevereiro de 2018, que regulamenta a fiscalização de trânsito de abelhas e seus produtos no Estado.

O fiscal frisou que é importante que os empreendimentos da cadeia produtiva do mel busquem fazer o registro no Serviço de Inspeção Oficial, como forma de garantir um produto inócuo e de qualidade para a população, com a devida inspeção higiênico-sanitária, conforme preconiza a legislação vigente.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Programas sanitários da AGED em ciclo de palestras para alunos de veterinária da UEMASUL

Por Suyane Scanssette
27/08/2021 15:10

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) deram início a um ciclo de palestras em Defesa Sanitária Animal para estudantes do curso de medicina veterinária da UEMASUL. 

Quem abriu o ciclo de palestras foi a fiscal estadual agropecuário da AGED, Daniela Póvoas, responsável técnica do Programa de Sanidade Avícola, que por meio de videoconferência realizada nesta quinta-feira (26), conversou com os alunos da disciplina de Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal.

O ciclo teve continuidade na manhã desta sexta-feira, 27, com a palestra do fiscal estadual agropecuário, Lauro Queiroz, responsável técnico pelo Programa de Sanidade dos Suídeos. Na oportunidade, ele abordou o foco do programa para erradicação de doenças como a Peste Suína Clássica, a Peste Africana, a doença de Aujeszky e a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos.

O ciclo de palestras foi idealizado pela professora doutora Monalisa Sousa Moura. Segundo ela, já é o segundo ano que o ciclo de palestras é organizado com o objetivo de trazer a defesa sanitária para a vivência dos alunos desde a graduação. “O ciclo é bem proveitoso e essa área é de grande importância dentro da medicina veterinária, com foco na saúde única. É objetivo facilitar o conhecimento, tirar dúvidas e os alunos estão participando ativamente”, explicou a professora.

O ciclo de palestras segue até o dia 20 de setembro e a próxima palestra será dia 31 de agosto com a responsável técnica pelo Programa de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, a fiscal estadual agropecuário Adriana Prazeres.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Mudanças na Divisão de Febre Aftosa do MAPA

Por AGED
27/08/2021     13:29

A AGED vem a público reconhecer e agradecer a Diego Vialli dos Santos pelos serviços prestados à frente da Divisão de Febre Aftosa e Outras Doenças Vesiculares, da Coordenação de Animais Terrestres, da Coordenação-Geral de Sanidade Animal, do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. A ele desejamos sucesso em sua nova jornada, fazendo votos de êxito aos seus planos.


Aproveitamos a oportunidade para felicitar a Ana Carla Martins Vidor que vai ocupar o cargo de chefe da Divisão de Febre Aftosa e também estender nossas felicitações a Ana Carolina Fanhani de Arruda Botelho que vai exercer o encargo de substituta da Chefe de Divisão de Febre Aftosa.
A elas damos as boas-vindas e desejamos sucesso na gestão da Divisão de Febre Aftosa. A AGED se coloca à disposição para o diálogo, fortalecendo as parcerias, na construção sólida de juntos avançarmos para que o Estado do Maranhão alcance o status sanitário para retirada da vacinação contra febre aftosa.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

AGED monta operações para fiscalização do trânsito agropecuário na regional de Chapadinha

Por Suyane Scanssette
27/08/2021 11:16

Para dar cumprimento ao Plano Estratégico que objetiva manter condições que garantam ao Maranhão o status livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação, fiscais da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Chapadinha montaram duas blitz essa semana em Santana do Maranhão e em São Bernardo.

As operações, que tiveram apoio da Polícia Militar do Estado, teve a finalidade de coibir o trânsito irregular de produtos na área animal, vegetal e de inspeção, independente do percurso realizado.

De acordo com a gestora da UR de Chapadinha, Solany Domingues as operações asseguram a oferta de produtos de origem animal e vegetal com qualidade à população, por meio da defesa e inspeção agropecuária na preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Abatedouro de Santa Inês vai poder comercializar carne para o mercado nacional

Por Suyane Scanssette
26/08/2021 16:27

Um abatedouro de bovinos, localizado em Santa Inês, com capacidade de abate de 160 animais por dia, recebeu nesta quinta-feira, o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), durante solenidade virtual com representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Secretaria da Indústria e Comércio (Seinc).

Com a adesão ao SISBI, o abatedouro frigorífico Vale do Pindaré vai poder comercializar sua carne em todo o território nacional. Esse já é o segundo abatedouro a receber o certificado SISBI desde que o Ministério da Agricultura ampliou a inclusão do segmento cárneo, em dezembro do ano passado. Além dos abatedouros, três estabelecimentos do segmento leite e derivados que já possuem o SISBI e estão habilitados a venderem os produtos para todo o País.

O secretário de Estado da Agricultura, Sérgio Delmiro lembrou que a região de Santa Inês vem expandindo os empreendimentos com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). “Agora temos o Vale do Pindaré com SISBI e um outro empreendimento que já solicitou o Selo Arte, uma grande conquista para o Estado para que os produtores possam colocar seus produtos em outros mercados. A grande importância é colocar produtos de qualidade no mercado, garantir aos maranhenses e empreendedores que o Governo está presente para garantir o desenvolvimento de todos”, informou.

A diretora Geral da AGED disse que a entrega de mais um certificado SISBI representa o compromisso do Governo do Estado em colocar à Agência mais próxima do produtor para que ele avance em seus negócios. “Essa equivalência do Sistema de Inspeção Estadual ao SISBI vai permitir a comercialização dos produtos no mercado nacional. É com a presença do fiscal da AGED dentro do abatedouro acompanhando todo o processo para garantir que o produto tenha qualidade, que a carne é idônea e que pode ser consumida não só por maranhenses mas para toda população brasileira”, explicou.

O proprietário do frigorífico, José Antônio Firmino agradeceu a todos os presentes pelo apoio e disse o quanto significa receber o certificado SISBI para seu negócio. “Vamos poder vender o nosso produto dentro e fora do Maranhão e também gerar mais emprego e renda. Agradecemos o apoio de todos vocês”, celebrou.

É interesse do Governo do Estado que as empresas maranhenses avancem porque isso significa aumento de emprego e renda. Para as empresas, esse avanço significa que os seus produtos vão chegar a novos mercados, então todos acabam ganhando com a adesão ao SISBI-POA.

Dentre as principais vantagens de adesão ao Sistema estão: melhoria na prestação de serviço à população; garantia de alimentos seguros; respeito ao Código de Defesa do Consumidor; estímulo à formalização das agroindústrias, ampliação do mercado consumidor dos estabelecimentos; incremento na geração de empregos e renda; fixação de mão de obra no campo e atração de mais agroindústrias para a região.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Siga as redes sociais da AGED

Instagram: www.instagram.com/aged.ma
Facebook: www.facebook.com/aged.ma 
Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Órgãos estaduais deram apoio à Operação Tentáculos em ações no interior do MA

AGED e SEFAZ atuaram conjuntamente com a Receita, a Polícia Federal e outros órgãos

Por Ascom AGED com informações do portal da Receita Federal
23/08/2021 08:59

Servidores públicos de 11 instituições federais e estaduais trocaram experiências e atuaram conjuntamente em diversas ações fiscais durante os quase 15 dias da Operação Tentáculos, deflagrada nos Estados do Maranhão e Pará. Dentre os órgãos estaduais que deram apoio à Operação estiveram a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e a Polícia Militar. O foco da Operação Tentáculos foi o combate aos crimes contra o fisco, a saúde pública e os delitos transfronteiriços entre os dois estados.

A operação, com apoio dos órgãos parceiros, fiscalizou diversos estabelecimentos comerciais, impedindo várias linhas de produção em atividade irregular. Foram gerados 108 Boletins de Ocorrência Policial (BOP) e apreendidos 15 kg de maconha. Foram recolhidos aos cofres públicos do Maranhão R$ 194 mil, com captações de 450 kg de carnes e derivados, 27 kg de leites e derivados, 156 kg de peixes e derivados, mil litros de bebidas. Cinquenta e cinco pessoas foram detidas; um veículo automotor foi recuperado. Além disso, foram confiscadas, sem registro e comprovação de origem, 30 toneladas de rações animais e 50 toneladas de farinha de peixe. Além do impedimento da linha de produção de calcário agrícola sem autorização, ocorreram duas apreensões por uso de radiofrequência não autorizada, além de autuações por comercialização de produtos não certificados/homologados (celulares iPhone e Xiaomi, iPads, carregadores de celular, smartwatches (relógios inteligentes), fones de ouvido, caixas de som wireless (sem fio) e campainha sem fio).

Foram ainda gerados cinco autos de infração por transporte irregular de combustíveis e detectadas irregularidades em produtos de origens animal e vegetal, inutilizados para consumo. Encontrou-se também, em situação irregular mais de 2 mil unidades de bovinos, cerca de 35 mil aves, além de 81 outras variedades de animais. Ainda dentre outras anormalidades, pode-se citar oito máquinas agrícolas, alimentos, medicamentos e vacinas para animais, polpa de frutas, xarope artificial de guaraná, além das embalagens plásticas que mantém esses produtos. Além disso, houve apreensão de aproximadamente 7 mil kg de pescado incomum; 34 kg de agrotóxicos contrabandeados, além de pedras preciosas variadas.

A Operação Tentáculos transcorreu no período de 2 a 14 de agosto com a atuação integrada e articulada dos órgãos envolvidos: Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Polícia Federal (PF); Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Receita Federal; Agência de Defesa Agropecuária dos Estados do Pará (Adepará) e do Maranhão (AGED); Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) e do Maranhão (Sefaz) e Polícia Civil do Estado do Maranhão.

 A operação foi dividida em duas etapas: a primeira, de capacitação e nivelamento técnico dos servidores, e a segunda de operacionalização das ações de fiscalização. Cerca de 127 servidores atuaram em municípios do Maranhão e Pará.

O objetivo principal da Operação Tentáculos foi de promover a aproximação entre as instituições participantes, ocasionando a integração e a articulação na realização de ações de fiscalização, possibilitando a troca de experiências e habilidades, gerando excelentes resultados operacionais e motivação dos envolvidos.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Alunos do curso técnico de auxiliar veterinário discutem sobre o Programa de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal

Por Suyane Scanssette
20/08/2021 13:18

Debater, prestar esclarecimentos e orientações sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) foi o principal objetivo de um encontro virtual com alunos do Curso Técnico para Auxiliar de Veterinário, que contou com a presença da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA).

A fiscal estadual agropecuário e responsável técnica pelo Programa na AGED, Adriana Prazeres participou do encontro retirando as dúvidas e respondendo aos questionamentos dos estudantes do curso. “Foi um momento valioso poder conversar com os alunos deste curso, pois, futuramente poderão fazer parte da equipe, juntamente com o médico veterinário, como auxiliar de vacinação contra brucelose, contribuindo com o aumento do índice vacinal no estado do Maranhão”, pontuou.

”A contribuição dessa entrevista foi de suma importância para a construção de profissionais muito mais capacitados, que atuarão de forma mais responsável e eficiente. É muito gratificante saber que a AGED está acessível para todos, inclusive para a turma de auxiliar veterinário. Com toda certeza foi um marco na formação de cada um deles”, declarou Andréa Rosa Mota, professora do curso do Curso Técnico.

De acordo com Adriana, a abordagem sobre o PNCEBT trouxe um breve histórico sobre a criação e importância do Programa Sanitário bem como, as questões socioeconômicas, prejuízos e a relevância para a saúde pública.

Os alunos ainda foram orientados quanto ao impacto que a tuberculose causa nos animais e em seres humanos; sobre quais os procedimentos adotados em casos de animais positivos para brucelose e tuberculose; questões relacionadas à vacinação contra brucelose como: quais os tipos de vacina existentes no mercado, quais os profissionais que podem vacinar contra brucelose; quais os tipos de Equipamentos de Produção Individual (EPI’s) utilizados, os cuidados que devem ser adotados antes, durante e após a vacinação, além da faixa etária em que as fêmeas devem ser vacinadas. Houve ainda questionamento sobre quais as orientações para o produtor para que este evite a entrada da brucelose e da tuberculose em sua propriedade.

“Desta forma, reforçamos a importância do controle e prevenção, com a realização da vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 a 8 meses de idade para brucelose e a realização de exames para tuberculose e brucelose, principalmente quando houver a necessidade da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para o trânsito de animais dentro e fora do estado do Maranhão”, concluiu Adriana.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Treinamento SIGAMA para servidores da AGED

Por Suyane Scanssette
20/08/2021 11:34

A AGED convoca seus servidores para participarem do treinamento sobre o SIGAMA v2.0. O evento será nos dias 23 e 24 de agosto, das 14h30 às 17h30 pelo Canal do Youtube da Educação Sanitária da AGED.  Todos os participantes devem se inscrever através do link https://www.even3.com.br/sigama2 para gerar o certificado.

Durante o treinamento, a equipe técnica vai retirar todas as dúvidas dos participantes, que deverão formular suas perguntas e encaminhar via chat para a moderação do treinamento.

Com uma interface simples e funcional o SIGAMA v2.0 chega para suprir as necessidades da AGED com um suporte mais robusto das informações para acompanhamento de dados pelas coordenadorias e diretorias, alimentação de cadastros e ferramenta de busca com filtros mais específicos.

Acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/aged.ma

Facebook: www.facebook.com/aged.ma 

Twitter: www.twitter.com/Aged_Maranhao

Vídeos

Segundo dia:

https://www.youtube.com/watch?v=6gbADlQ347s

 

Primeiro dia:

https://www.youtube.com/watch?v=14h3aDp-aQo

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI