
Por Suyane Scanssette
25/03/2024 18:59
A equipe da Unidade Regional da AGED de Chapadinha visitou um apiário localizado no povoado Riacho Seco, no município de Buriti, afim de apurar denúncias de mortalidade de abelhas.
O gestor da UR de Chapadinha, Carlos Henrique Marques e os fiscais estaduais agropecuários, José Ivo Cruz e Solany Domingues, acompanhados de um médico veterinário foram até o local para elucidar o caso e orientar as partes, agricultores e apicultores no manejo correto e adequado de agrotóxicos e também das abelhas no apiário.
Após as orientações da equipe da AGED com apicultores e visitas a propriedades agrícolas no entorno do apiário, os fiscais chegaram a um acordo entre os produtores e apicultores quando da aplicação de agrotóxicos nas plantações próximas. Os agricultores devem avisar com 72 horas de antecedência aos apicultores quando forem aplicar defensivos nas lavouras para que as abelhas possam ser capturadas e protegidas para evitar mortalidade.
Segundo o gestor da UR de Chapadinha a AGED teve papel importante na apuração das denúncias, realizando todo um trabalho de educação sanitária com os produtores rurais e apicultores.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI