25/03/2024 9:53 pm

Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos é inaugurado no município de São Domingos

Equipe técnica da AGED durante a inauguração do posto

Por Suyane Scanssette
25/03/2024  17:40

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou da inauguração do posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de São Domingos, no povoado Araguaina.

Estiveram presentes ao evento pela AGED, a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Rejane Valéria Costa, a coordenadora de Inspeção Vegetal e Insumos Agrícolas, Filomena Carvalho, o gestor da Unidade Regional de Barra do Corda, Acioneis Barbosa, o gestor da Unidade Regional de Presidente Dutra, Jailson Malheiros, os fiscais estaduais agropecuários, Roberval Raposo Júnior e Romero Coimbra; o vice-prefeito de São Domingos, Rogenildo Campos, a secretária de Cultura, Cleres de Sousa, a secretária de Obras e Serviços Público, Roseane Gomes, o secretário de Agropecuária e  Agricultura Familiar, Astolfo Seabra, o tesoureiro do Sinfa, Francisco Saraiva e vereadores do município.

O posto é gerenciado pela Associação do Comércio de Agrotóxicos da Região dos Cocais – ASCAC  e é conveniado ao InpeV- que vai atender comerciantes dos municípios das regionais de Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos. Atualmente, a ASCAC já possui associados de 22 municípios.

A coordenadora de Inspeção Vegetal e Insumos Agrícolas da AGED, Filomena Carvalho explicou que o posto é estratégico, pois a região está em expansão de área para produção de grãos e já conta com uma extensa área de pecuária, além da produção de abacaxi e de outras espécies frutíferas.  “Ganha o produtor, ganha o município, ganha as regiões. Com a instalação dessa unidade de recebimento, o risco de contaminação ambiental e humana será minimizado, considerando que as embalagens geradas nas regiões terão a destinação ambientalmente correta, de acordo com a legislação”, afirmou a coordenadora.

Com o posto já em funcionamento, a Associação, com o InpEV, em parceria com a AGED, farão todo o trabalho educativo na região junto aos agricultores para divulgação do posto e informações quanto aos procedimentos necessários para a devolução das embalagens vazias.

A AGED acompanhou todo o processo desde a criação da Associação até a operacionalização da Unidade de Recebimento, isso reforça a certeza da importância das parcerias para a o avanço na estruturação do recebimento das embalagens vazias geradas em todo o estado.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI