3/05/2024 8:31 am

AGED debate proposta de parceria para desenvolvimento da cadeia dos animais aquáticos no Maranhão

Por Suyane Scanssette
03/05/2024

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) reuniu instituições para debater uma proposta de parceria para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos animais aquáticos no Maranhão. O objetivo é que as instituições públicas e privadas juntas possam começar com um projeto piloto no município de Araioses.

As instituições que participaram da reunião, realizada nesta semana, foram o Batalhão da Polícia Ambiental, ICMbio, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e outras. Cada instituição deve, dentro de suas atribuições e competências, colaborar com projeto piloto, a partir da criação de um grupo de trabalho para desenvolver ações para que fomentem a cadeia produtiva dos animais aquáticos.

A Responsável Técnica pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e fiscal estadual agropecuário da AGED, Alanna Raissa de Araújo Silva disse que a reunião buscou tratar de parceria interinstitucional para ações de fiscalização de organismos aquáticos em Araioses. “Araioses é um município com grande potencial para o pescado e ali é o retrato do que acontece em nosso estado em relação a produção e comercialização dos animais aquáticos.  Recente no município foi inaugurada uma indústria de beneficiamento de caranguejo e a ideia da parceria entre as instituições é trabalhar em conjunto com a realização de diagnóstico e, posteriormente, com as fiscalizações de cunho educativo e depois as ações de fiscalização sanitária”, explicou a fiscal.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI