27/05/2024 9:58 am

AGED discute avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica

Por Suyane Scanssette
27/05/2024

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) participou de uma reunião técnica na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, para discutir os avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC).

O fiscal estadual agropecuário da AGED, Lauro de Queiroz, responsável pelo Programa Sanidade Suídea do Maranhão, participou da reunião, ao lado de representantes do setor de defesa agropecuária de estados ainda não livres de PSC, como Ceará, Piauí e Pernambuco.

Durante a reunião, foram debatidos os resultados da campanha de vacinação contra PSC em Alagoas, como Projeto Piloto; os avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC); novas estratégias de sorologia e vacinação contra PSC em estados ainda não livres da doença e realizada as análises e impactos socioeconômicos da PSC.

O fiscal da AGED disse que foi apresentada as propostas do Maranhão durante a reunião técnica, dentre elas estão as estratégias de baixo custo para prevenção e combate a foco da doença quando houver. “É importante que o suinocultor maranhense possa se tornar independente comercialmente e que possa se aliar aos outros estados de área livre de PSC”, disse.

Segundo Lauro de Queiroz, tornar o Maranhão livre da Peste Suína Clássica significa trazer avanços importantes para cadeia produtiva de suínos no Estado. “O Maranhão livre da doença representa uma produção com animais mais saudáveis, levando a um aumento na oferta de carne suína e, consequentemente, redução de preços para o consumidor final. Isso faz com que haja acesso a mercados mais exigentes, resultando em novas oportunidades de negócios e aumento da rentabilidade para os produtores”, explicou.

A AGED trabalha as políticas para defesa agropecuária, visando o fortalecimento da economia local com uma suinocultura saudável e produtiva, gerando empregos e movimentando a cadeia produtiva relacionada ao setor.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI