
Por Arthur Serejo
Edição Suyane Scanssette
25/06/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou blitz nas regiões de Balsas e Viana com objetivo de fiscalizar o trânsito agropecuário.
Em Balsas a AGED teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a ação foi executada na BR 240, no KM 413. Durante a operação, foram abordados vinte e um veículos e fiscalizados noventa e cinco bovinos. Os fiscais pararam o transporte irregular de um equino, cujo proprietário foi autuado e multado e após pagamento da multa e regularização dos procedimentos foi liberado.

Fiscais realizando blitz em Balsas
Durante a blitz os fiscais inspecionaram as cargas de produtos e subprodutos de origem animal e realizaram atividades de educação sanitária, destacando a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA), o porte dos documentos sanitários para produtos e subprodutos de origem animal, além da importância da vigilância, agora aumentada, visto que o Maranhão recebeu o reconhecimento nacional de zona livre da aftosa sem vacinação.

Na região de Viana, a AGED obteve o apoio da Polícia Militar para realização de uma blitz. Durante a operação, não houve nenhuma intercorrência, tendo sido abordados quarenta veículos, que transportavam produtos e subprodutos de origem animal como o pescado, além de animais de importância econômica, todos possuindo a Guia de Trânsito Animal (GTA).
A AGED está fortalecendo essas ações de vigilância com fiscalização do trânsito agropecuário, principalmente do trânsito de produtos e subprodutos de origem animal em todo o estado, visando resguardar o patrimônio pecuário.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI