5/07/2024 12:30 pm

Prazo para abate de animais dispensados de vacinação contra aftosa se encerra no dia 30 de julho

Por Suyane Scanssette

05/07/2024

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) informa que os produtores com reserva de abate de bovinos e bubalinos em suas propriedades têm até o dia 30 de julho para abater os animais e regularizar a situação junto ao Serviço Veterinário Estadual. O descumprimento do prazo pode resultar em multa e bloqueio da propriedade para movimentação de animais.

Estes animais são os que ficaram dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa, na última etapa de campanha de vacinação realizada em abril deste ano. De acordo com dados do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão – SIGAMA, o estado possui até a data de hoje, 04 de julho, 17.598 animais nesta situação, sendo 199 bubalinos e 17.399 bovinos, que precisam ser abatidos até o final do mês.

“A AGED está empreendendo esforços para que o Maranhão obtenha o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal. Por conta do nosso pleito, o estado não pode vacinar animais contra aftosa durante o período de um ano. O Maranhão já concluiu o estudo soroepidemiológico e vamos continuar avançando para essa conquista. Os produtores que possuem reserva de abate devem ficar atentos aos prazos e abater os animais até o dia 30”, explicou a fiscal estadual agropecuário, Margarida Prazeres, responsável técnica pelo Programa de Vigilância para Febre Aftosa no estado.
A reserva de abate está prevista na Instrução Normativa nº 48 de 14 de julho de 2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que diz que o produtor durante a etapa de vacinação e até noventa dias após seu término, os animais destinados diretamente ao abate ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa.

Para que a propriedade não seja bloqueada, a AGED recomenda que o produtor regularize a situação sanitária, abatendo os animais destinados a reserva, observando o prazo de até 30 de julho.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI