Por Suyane Scanssette
12/07/2024
Quatro fiscais estaduais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED foram vencedores do VII Prêmio Emanoel Gomes de Moura de Teses e Dissertações da Universidade Estadual do Maranhão, em solenidade realizada no auditório da Uemanet, nesta quinta-feira, 11.
O fiscal José Maria Freitas Segundo recebeu o prêmio da categoria Mestrado com o trabalho “Surtos de moscas relacionadas a utilização de cama de frango na adubação de bananais no Estado do Maranhão.
Na categoria Doutorado, a fiscal Rosiane de Jesus Barros recebeu o prêmio com o tema “Ferramenta Digital para avaliação e classificação de risco de introdução e manutenção de agentes patogênicos de enfermidades em animais”.
Com o tema “Dinâmica Espacial das Propriedades e da Movimentação de Suínos no Maranhão: direcionamento das ações de vigilância sanitária”, o fiscal Lauro de Queiroz Saraiva foi o vencedor de honra ao mérito.
O fiscal Eric Takashi Kamakura de Carvalho Mesquista foi o vencedor do prêmio de melhor tese com o trabalho “Aspectos epidemiológicos da raiva em áreas de foco no Estado do Maranhão”.
“A AGED tem uma equipe técnica qualificada e de excelência. As premiações são uma justa honraria aos nossos fiscais que fazem a defesa agropecuária também com os princípios da universidade, agregando o ensino, a pesquisa e a extensão, através dos trabalhos acadêmicos apresentados. Parabéns aos nossos fiscais”, congratulou o presidente a AGED Cauê Aragão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI