25/07/2024 8:41 pm

VII Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC)

A  Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED – MA),  promoverá o VII Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), no período de 11  a 13  de setembro de 2024, de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas,  no Município de Açailândia – MA. 

O referido curso tem como objetivo modernizar e adequar o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Maranhão, habilitar Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais para a emissão do CFO – Certificado Fitossanitário de Origem e CFOC- Certificado Fitossanitário de Origem Consolidada.

O CFO e CFOC são instrumentos técnicos necessários para a garantia da fitossanidade e o controle do trânsito de produtos de origem vegetal, conforme determina a Instrução Normativa no 33, de 24.08.2016, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que devem ser emitidos por profissionais autônomos, de empresas privadas, cooperativas, ONG’s e da Assistência Técnica de Órgãos Estaduais e Municipais, desde que tenham a habilitação da AGED, cuja validade é de cinco anos.

Com carga horária de 20 (vinte) horas, o Curso será realizado presencialmente, tendo como abordagem: Orientação Geral sobre as normas de Certificação Fitossanitária de Origem e Consolidada; Permissão de Trânsito Vegetal; Normas Internacionais de Certificação e Orientação Específica sobre as pragas Mosca da Carambola; Sigatoka Negra e Moko da Bananeira; Greening, Ácaro Hindu dos Citros e Cancro Cítrico.

Público Alvo: Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais, autônomos, de empresas privadas, cooperativas, ONGs, Órgãos Estaduais e Municipais.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Conteúdo Programático Palestrante / Instituição

 

Orientação Geral

 

CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA

  •   No contexto internacional (Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais –CIPV, Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias – SPS);
  • No contexto nacional (noções de ALP, SMRP e Análise de Risco de Praga-ARP);
  •  Trânsito de plantas, partes de vegetais e produtos de origem vegetal potenciais introdutores e disseminadores de Pragas Quarentenárias Ausentes e de Pragas Quarentenárias Presentes ou Pragas específicas para atender as exigências de Certificação Fitossanitária para o mercado interno ou do país importador.

 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário

AFFA / MAPA

NORMAS GERAIS DE CERTIFICAÇÃO  FITOSSÁNITARIA

  • Considerações Gerais;
  • Legislação específica que aprova a Norma Técnica para a utilização do Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e do Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC: IN nº 33 de 24/08/2016 – MAPA.
  • Preenchimento de Formulários.

 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário

AFFA / MAPA

PERMISSÃO DE TRÂNSITO DE VEGETAIS – PTV

  • Considerações Gerais;
  • Legislação específica que Aprova a Norma Técnica para a utilização da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV: IN nº 28 de 24/08/2016 – MAPA.
  • Preenchimento de Formulários.

 

 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário

AFFA / MAPA

 

Orientação Específica

                     MOSCA DA CARAMBOLA – Bactrocera carambolae

  • Aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras, ações de prevenção e métodos de controle.
  • Levantamento de Detecção realizado no Estado

 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário – AFFA / MAPA / SFA-MA
PRAGAS DA BANANEIRA:                  Sigatoka Negra – Mycosphaerella fijiensis e Moko da bananeira – Ralstonia solanacearum raça 2

 

  • Aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras, ações de prevenção e métodos de controle.

 

Doutor em Fitopatologia /             UEMA – MA
PROCESSO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE

MITIGAÇÃO DE RISCO PARA SIGATOKA NEGRA NO MARANHÃO.

 

Fiscal Estadual Agropecuário /

AGED – MA

PROCEDIMENTOS PARA  AUDITORIA  EM

PROPRIEDADES SOB SMR  PARA SIGATOKA  NEGRA.

 

 

Auditor Fiscal Federal Agropecuário – AFFA / MAPA / SFA-MA
PRAGAS DOS CITROS:              Greening – Candidatus liberibacter americanus e Candidatus liberibacter asiaticus); Cancro Cítrico – Xanthomonas citri subsp. Citri; Ácaro Hindu – Schizotetranychus hindustanicus.

 

Þ   Aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, bioecologia, sintomas, sinais, plantas hospedeiras, ações de prevenção e métodos de controle.

 

Doutor em Fitopatologia /                UEMA – MA
ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 

Profissional /                                     CREA – MA

 

EMISSÃO ELETRÔNICA DO CFO/CFOC NO SISTEMA DE GESTÃO AGROPECUÁRIA DO MARANHÃO – SIGAMA.

 

Fiscal Estadual Agropecuário /                             AGED – MA
Avaliação Final

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI