Por Suyane Scanssette e Arthur Serejo
09/08/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Extensão, promoveram o IV Dia de Campo sobre Defesa Sanitária Animal, hoje, 09, no Haras 4 Irmãos, no município de Raposa.

O Dia de Campo apresentou aos estudantes de graduação do curso de medicina veterinária três estações de trabalho com os temas de principais programas de sanidade animal executados pela AGED que são sobre as doenças dos equídeos, a raiva nos herbívoros e brucelose e tuberculose animal.
“É uma oportunidade ímpar de ter contato com os profissionais que estão aqui e de praticar o manejo das enfermidades apresentadas, como controlá-las e erradicá-las”, destacou a professora Viviane Corrêa.
Os alunos, que são do 5º período, tiveram a oportunidade de aliar a teoria à prática durante as estações de trabalho do Dia de Campo. Os fiscais da AGED que são responsáveis técnicos pelos programas de sanidade ministraram as palestras, destacando as principais ações e a importância das atividades de vigilância epidemiológica em todo o Estado.
“É uma parceria de sucesso entre a AGED e a Universidade Federal do Maranhão, que traz para o munícipio de Raposa conhecimento na área de defesa agropecuária e também das zoonoses de importância para a saúde pública. Os estudantes serão multiplicadores de conhecimento e poderão usá-los se pretenderem ser veterinários oficiais do estado”, enfatizou João Batista, coordenador da Educação Sanitária.
O IV Dia de Campo sobre Defesa Sanitária Animal, realizado pela AGED e pela UEMA, representa um passo significativo na formação dos futuros profissionais de medicina veterinária preparados, ao proporcionar uma experiência prática e direta com os temas cruciais de sanidade animal, além de reforçar a colaboração entre a universidade e os profissionais da Agência.
“É muito importante para nós, acadêmicos, ter esse conhecimento adquirido em conjunto com a Aged sobre os programas nacionais de sanidade animal. Assim, quando estivermos formados, também poderemos atuar e transmitir esse conhecimento sobre as principais doenças que podem causar problemas para a saúde pública.”, disse a aluna Carolina Ramos.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI