Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
16/08/2024
Hoje foi dia de celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA), em São Luís. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou e celebrou junto aos parceiros presentes a destinação correta milhares de toneladas de embalagens de defensivos agrícolas.
O Brasil é referência no assunto graças à iniciativa realizada pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Aproximadamente 94% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 6% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% dos produtos consumidos em nosso país, de acordo com o inpEV. Ações como o recebimento itinerante realizado em diversos municípios do Maranhão e acompanhadas pelos fiscais da AGED garantem o cumprimento das normas estabelecidas na legislação federal e estadual de agrotóxicos e o sucesso na preservação ambiental.
Na celebração do Dia do Campo Limpo 2024, os parceiros foram homenageados dentre eles estão Filomena de Carvalho, coordenadora de Inspeção Sanitária e Insumos Agrícolas, Rejane Valéria Costa, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, ambas da AGED, Paulo Catunda, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, e o presidente do CREA-MA, Wesley Assis.

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em 18 de agosto para destacar a importância do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística de reversão de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas. A união de agricultores, indústria, vendedores e poder público garantiu a destinação ambientalmente correta de mais de 700 milhões de toneladas de embalagens vazias, desde o início das atividades em 2002.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI