Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
27/08/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) participou em Brasília de um exercício simulado para aplicação da metodologia de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para casos de emergência fitossanitária e de uma reunião técnica para o nivelamento sobre a praga Fusarium oxysporum f.sp cubense raça 4 tropica (FocR4T), principal problema fitossanitário da cultura da banana.
O fiscal estadual agropecuário Roberval Raposo Júnior representou a AGED durante o evento, realizado na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que teve como objetivo reforçar as medidas de vigilância e contenção para evitar a introdução da praga no país, além de estabelecer padrões de ação, como o Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta padronizada de gerenciamento para emergências.

Discutir sobre o SCI e o combate à praga FocR4T – ausente no Brasil, mas com ocorrência em países da América do Sul como Peru, Colômbia e Venezuela – foi considerado de extrema importância para a bananicultura para o país, uma vez que o Brasil produz cerca de 7 milhões de toneladas de bananas por ano, sendo a fruta mais produzida no território nacional, com o setor faturando 13,8 bilhões de reais anuais, segundo o MAPA.
“O evento foi de extrema importância, pois promove nivelamento, padronização e progresso nas atividades. No que diz respeito à execução dos serviços de defesa vegetal no estado e à difusão do conhecimento do SCI, o impacto pode ser significativo, contribuindo para a proteção do agronegócio nacional e estadual contra ocorrências fitossanitárias quarentenárias ou de grande relevância econômica”, ressaltou Roberval Raposo Júnior, fiscal estadual agropecuário.
O encontro contou com a participação de auditores federais agropecuários das Superintendências Federais de Agricultura das 27 Unidades Federativas da União, em conjunto com representantes de Agências e Secretarias de Defesa Agropecuária dos estados. O evento proporcionou uma experiência de alto nível de aproveitamento, reconhecendo a eficiência e a necessidade de planejar e implantar a ferramenta em cada UF para o enfrentamento eficaz dos incidentes relativos ao serviço de defesa vegetal.

Sobre o SCI – O MAPA vem reforçando as medidas de vigilância e contenção para evitar a introdução do fungo FocR4T no país, assim como estabelecer padrões de ação para atendimento das emergências fitossanitárias, através do Sistema.
O SCI é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada para todos os tipos de sinistro e eventos que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independentes das barreiras jurisdicionais.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI