10/09/2024 2:43 pm

AGED realiza Workshop sobre Mercado de Agrotóxicos Ilegais em Imperatriz

Por Arthur Serejo

Edição de Suyane Scanssette

10/09/2024

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão e a CropLife Brasil realizaram hoje, 10, em Imperatriz, um Workshop sobre Mercado de Agrotóxicos Ilegais. Na ocasião, as duas instituições assinaram Acordo de Cooperação Técnica visando formalizar a parceria para execução de atividades em defesa e inspeção sanitária vegetal.

“Esta é uma parceria importante entre a AGED e a CropLife Brasil para realizarmos ações e garantir que o material apreendido seja descartado corretamente. Nosso objetivo é aprimorar e uniformizar esses procedimentos, de modo que possamos, de fato, assegurar a segurança alimentar da população. Hoje, assinamos um acordo de cooperação com a CropLife Brasil para que essas ações tenham o respaldo jurídico necessário e para que possamos executá-las em conjunto”, declarou Cauê Aragão, presidente da AGED/MA.

O Workshop visa à capacitação dos servidores dos órgãos públicos com atribuições relacionadas ao registro e fiscalização de agrotóxicos e repressão às irregularidades e ilegalidades relativas aos insumos agrícolas ilegais. Na programação, a CropLife Brasil vai apresentar as ações do Comitê de Combate aos Insumos Ilegais, e a AGED vai apresentar as ações de fiscalização em todo estado, além da abordagem sobre logística reversa e identificação dos agrotóxicos ilegais.

“Este evento é resultado de uma interação que começou há alguns anos, e o acordo de cooperação vai permitir que as indústrias, através da CropLife, tenham a destinação ambientalmente correta dessas apreensões”, ressaltou Nilto Mendes, gerente do comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil.

Com a formalização do Acordo de Cooperação Técnica entre a AGED e a CropLife Brasil, as ações de combate aos agrotóxicos ilegais ganham mais força e respaldo. A união entre as instituições é um passo essencial para garantir a segurança alimentar e a preservação ambiental, assegurando que as apreensões sejam tratadas de forma adequada e eficiente.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI