Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
19/09/2024
Membros do Comitê Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos se reuniram nesta semana para tratar sobre as diretrizes do “Plano Estadual de Moluscos Bivalves Seguro”.
No encontro, foi apresentada a conclusão do plano estadual de moluscos bivalves seguro do Maranhão, e o ponto-alvo foi exposto para as entidades do Comitê. O comitê, do qual a AGED faz parte, iniciará a execução do plano no município de Araioses e, posteriormente, o estenderá aos outros municípios que tenham potencial produtivo de moluscos bivalves.
“Sabemos que a realidade natural do nosso estado é o extrativismo e que o consumo de moluscos bivalves ocorre de forma in natura. Assim, com o objetivo de primar pela saúde pública, nós elaboramos o referido plano, que nada mais é do que um plano que estará voltado para o monitoramento para fins de controle higiênico-sanitário dos moluscos bivalves destinados ao consumo humano ou animal”, relatou Alanna Raissa, responsável pelo setor de sanidade dos animais aquáticos da AGED.
Nesse sentido, a participação das entidades em colaboração com a AGED é de extrema importância para reafirmar parcerias e sobretudo com foco na educação sanitária, ambiental e consequentemente na saúde pública.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI