Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
27/09/2024
A AGED está realizando no período de 25/09 a 04/10/2024 uma série de reuniões para o alinhamento do Plano de Educação Continuada, com o objetivo de aprimorar a capacitação técnica de seus colaboradores.
O encontro faz parte da Oficina Técnica de Atualização sobre os Procedimentos de Registro dos Atendimentos no e-SISBRAVET (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias).
Durante a oficina, foram discutidas a operacionalização do sistema e a atualização dos procedimentos de atendimento tanto do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), quanto do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) e Programa Nacional de Controle da Raiva nos Herbívoros (PNCRH).
O encontro envolve todas as unidades regionais da AGED, permitindo que todas as dúvidas sobre a inserção dos dados de vigilância nas propriedades sejam esclarecidas. Trata-se de uma oficina teórica que também inclui partes práticas para a inserção de dados no ambiente de homologação.
O sistema tem reconhecimento internacional, sendo que todos os focos de brucelose, tuberculose, mormo, anemia infecciosa equina e raiva diagnosticados e comunicados à AGED são acompanhados nas propriedades pelos profissionais da agência e, ao final do acompanhamento, o sistema é devidamente atualizado.
Esta oficina, está sendo ministrada pelos médicos veterinários responsáveis técnicos pelos programas no Maranhão: Maria de Lourdes Borges (PNCEBT), Sonizethe Santana e Gecylene Almeida (PNSE) e Samuel Silva (PNCRH). Todos estão sob a coordenação de Kamilla Vidigal, coordenadora de Defesa Animal da AGED.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI