Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
11/10/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) tem realizado inspeções ante mortem em estabelecimentos de abate, a exemplo dos abatedouros de suínos e aves, respectivamente em São Luís e Santa Inês. As fiscais estaduais agropecuárias da AGED Cleide Selma Santana e Luciana Luz realizaram estas ações.
Esse tipo de inspeção é realizado na chegada dos animais aos estabelecimentos de abate, nos quais todos os animais destinados ao abate em locais registrados junto à AGED/MA passam pela inspeção ante mortem. Essa fiscalização consiste em uma avaliação geral dos lotes, visando à identificação de sintomas sugestivos de doenças. Quando é identificada alguma anormalidade ou doença, os animais são abatidos ou retornados à propriedade.
Além de todo o processo de identificação de irregularidades, os fiscais estaduais agropecuários também fazem a conferência da GTA (Guia de Trânsito Animal) e dos atestados de exames, quando exigidos. Esse trabalho é importante para trazer segurança e qualidade ao alimento/produto de origem animal que chega até a mesa do consumidor maranhense.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI