Por Arthur Serejo
Edição Suyane Scanssette
14/10/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) está disponibilizando em seu site o Manual de Orientação para Gestores e Técnicos: “Desburocratizando o Serviço de Inspeção Municipal – SIM”. O manual é um produto técnico resultante da tese de doutorado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal da Universidade Estadual do Maranhão (PPGPDSA–UEMA), da fiscal estadual agropecuária Tânia Maria Duarte Silva, ligada ao Serviço de Inspeção Estadual – SIE/MA – coordenado por esta Agência. A tese teve orientação da orientação da Prof. Dra. Nancyleni Pinto Chaves Bezerra.
Essa publicação visa orientar e servir de consulta para os profissionais que tenham interesse na Implantação do SIM, um serviço responsável por fiscalizar e regularizar as atividades relacionadas ao beneficiamento de produtos de origem animal no âmbito municipal com o objetivo de garantir a segurança sanitária dos produtos que chegam à mesa do consumidor.
“Esse Manual, que está em suas mãos com conteúdo robusto e rico de informações, é o fruto desta parceria institucional entre a AGED e a UEMA que também adentra a essência das premissas da academia ao devolver para sociedade produtos, projetos e todo material intelectual que são extremamente relevantes para o avanço, neste caso especial, da defesa agropecuária maranhense”, explicou Cauê Aragão, presidente da AGED/MA.
De acordo com a fiscal Tânia Duarte, a expectativa é que o manual sirva de auxílio para os municípios. “A tarefa de implantação e operacionalização do SIM é muito difícil e complexa, então esperamos que o manual seja a ferramenta para prefeitos e secretários municipais de agricultura necessária para fortalecer políticas públicas importantes e, assim trazer desenvolvimento local e sustentável aos municípios do Maranhão”, destacou.
“O manual apresenta o aprimoramento de soluções já normatizadas, com o intuito de propiciar a transferência de conhecimento para gestores municipais, organizações, técnicos e lideranças envolvidas com o a agroindustrialização de produtos de origem animal, a fim de facilitar a adequação do SIM, para que possam sair do papel para a plena execução”, ressaltou Viviane Correa Silva Coimbra, Coordenadora do PPGPDSA–UEMA.
Além disso, o manual auxiliará os Serviços de Inspeção Municipal com interesse em aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF/MA e, dessa forma, ampliarem o mercado dos produtos de origem animal registrados no SIM.
O manual traz uma abordagem didática e através de uma linguagem acessível, busca-se promover uma maior conscientização sobre a importância da fiscalização e da regularização das pequenas agroindústrias, de modo a garantir que os produtos de origem animal ofereçam segurança e qualidade ao consumidor final.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI