Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
23/10/2024
Para intensificar o monitoramento preventivo no Estado da praga quarentenária mosca da carambola, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED instalou duas novas armadilhas de captura dessa praga. As armadilhas estão localizadas nas proximidades do Terminal da Ponta da Espera e do Terminal do Cujupe, locais de grande fluxo de pessoas que podem transportar frutos hospedeiros da praga.
Essa ação foi executada pelos fiscais estaduais agropecuários Augusto César Aguiar, da unidade regional de São Luís, e Andréa Rodrigues, da sede, com a colaboração de Osvaldo Casimiro Ramos, Coordenador dos Terminais Externos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
As demais armadilhas de detecção estão instaladas nas Unidades Regionais da AGED, sendo a Unidade Regional de Zé Doca a campeã, com 44 instalações. Os monitoramentos são realizados quinzenalmente, nos quais são retirados os pisos adesivos contendo inúmeros insetos e enviados à Superintendência Federal de Agricultura no Maranhão (SFA/MA) para análise minuciosa e confirmação da ocorrência ou não da praga no Estado.
As ações de prevenção, controle e erradicação da praga mosca da carambola, realizadas no Estado, fazem parte do Programa Nacional de Combate às Moscas das Frutas do MAPA, com o objetivo de erradicar a praga no país, garantir as exportações de frutas e seus derivados e oferecer alimentos de qualidade à população.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI