2/12/2024 12:33 pm

AGED REALIZA CADASTRAMENTO DE PRODUTORES EM ARAIOSES

Edição Suyane Scanssette
02/12/2024

A equipe técnica da AGED realizou visitas de campo no município de Araioses, no povoado de Carnaubeiras e na região do Baixo Parnaíba para cadastramento de produtores.

Na ocasião, estiveram presentes a responsável técnica pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos de Cultivo, Alanna Raissa Araújo, o chefe da Unidade Regional da AGED de Chapadinha, Carlos Henrique Fernandes, o chefe do escritório da AGED de Araioses, Jocine Castelo Branco e o técnico em fiscalização Agropecuária, Francisco Soares. Todos destacaram a importância da implantação do cultivo de ostras por meio da educação sanitária e da articulação com o Governo do Estado e os produtores locais.

A região do Baixo Parnaíba possui um imenso potencial para a produção de organismos aquáticos, como ostras, camarões, caranguejo, dentre outras espécies. A demanda por esses produtos já é significativa, com comercialização para estados vizinhos como Ceará e Piauí. Vale destacar que o Maranhão é o segundo maior estado do país em extensão de costa litorânea, o que reforça a vocação natural da região para o desenvolvimento dessas atividades. Contudo, a atividade predominante ainda é o extrativismo realizado de forma desordenada o que compromete a conservação das espécies e, consequentemente, limita o desenvolvimento econômico sustentável da região.

A AGED tem um papel estratégico nesse cenário, dando um olhar mais atento à aquicultura e pesca da região, oferecendo suporte técnico, fiscalização sanitária e promovendo a modernização das cadeias produtivas. A Agência pode viabilizar projetos que incentivem o uso de tecnologias avançadas e práticas mais eficientes, valorizando os recursos naturais de forma sustentável.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI