
A participação no sistema permite ao produtor de banana comercializar a produção para fora do Maranhão
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED realizou na última semana, na Regional de Imperatriz, a Supervisão Técnica no Sistema de Mitigação de Risco da Praga Sigatoka Negra- SMRSN. O SMRSN é um sistema criado por legislação federal onde as propriedades produtoras de banana adotam medidas que visam manter a praga quarentenária Sigatoka negra, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, uma das principais da bananicultura, em níveis seguros de controle, diminuindo os danos econômicos e a não disseminação da praga.
Foram supervisionadas propriedades produtoras de banana nos municípios de Porto Franco, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo e São João do Paraíso. Nas propriedades foram inspecionados os tratos culturais praticados como cirurgia das folhas com sintomas, uso de fungicidas específicos, higienização e desinfestação dos frutos, assim como os registros oficiais da fiscalização, do responsável técnico e dos documentos sanitários obrigatórios.
Os fiscais estaduais agropecuários e engenheiros agrônomos Roberval Raposo Júnior e Luís Roberto Moreira Lima Leite foram os responsáveis pelas atividades e avaliaram como muito positiva a supervisão.
“As ações praticadas nas unidades produtivas estão sendo fundamentais para a manutenção da viabilidade das explorações, permitindo o comércio interestadual”, disse o fiscal Roberval. Segundo o fiscal Luís Roberto, avaliou que “de maneira geral, nas propriedades visitadas as necessidades de correções e ajustes são pontuais e foram devidamente niveladas com os respectivos responsáveis”.
A supervisão técnica é parte do programa de controle e combate à praga, condiciona a permanência dos produtores no sistema e objetiva verificar a execução das atividades nas propriedades, bem como nivelar todos os componentes do sistema, que possui grande importância para o estado, pois somente propriedades sob o Sistema de Mitigação podem comercializar banana para outras unidades da federação. As supervisões deverão seguir programação semestral da AGED, observando o determinado por normativo do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.
Atualmente no Maranhão são 38 propriedades sob Sistema de Mitigação de Risco para essa praga, cerca de 89 Unidades Produtivas – UPs que totalizam aproximadamente 1.364 hectares cultivados com banana.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI