
Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
Data 08/01/2025
A AGED e o INMEQ discutiram na manhã desta terça-feira, sobre o credenciamento de laboratórios para análise de alimentos. O objetivo é atender as demandas de estabelecimentos registrados no serviço de inspeção para que possam seguir cumprindo com as exigências dos programas de autocontrole higiênicos-sanitários que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal.
Participaram da reunião a presidente da AGED, Jucielly Oliveira; a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Kamilla Vidigal; o fiscal estadual agropecuário, Hugo Napoleão Filho; o presidente do INMEQ, Eliel Gama; o diretor Técnico, Zois Gantzias; o chefe da Procuradoria Jurídica, Danilo Alencar e o chefe de gabinete Bráulio Carvalho.
Os dois gestores, os técnicos e assessores da AGED e INMEQ acordaram em organizar um Grupo de Trabalho para definir o escopo das análises de laboratório sobre as amostras e uma nova reunião com interessados e demais parceiros para construção do credenciamento e creditação de laboratórios no Maranhão.
O controle de qualidade por meio de análises laboratoriais é vital, no sentido de evitar que os alimentos contaminados sejam enviados ao mercado e que poderão culminar em doenças alimentares. Caso não seja feita essa análise, o consumidor pode ser privado de uma informação essencial para o consumo de alimentos comprometendo sua saúde e a confiabilidade do produto.
A creditação de laboratórios para controle de qualidade passa por rigorosos processos, ajudando a identificar e corrigir ineficiências nos processos de produção e manuseio do alimento, de modo a assegurar a integridade dos produtos e a satisfação do consumidor final.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI