
Por Suyane Scanssette
20/02/2025
Denominada delegação do Agro Maranhense, instituições públicas e privadas se reuniram nesta semana para iniciar os preparativos da comitiva que vai representar o Maranhão em Paris, durante a Assembleia Ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para entrega do Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
O objetivo foi deliberar sobre a formação da comitiva que representará o Maranhão na França para tratar da febre aftosa, além de alinhar as questões orçamentárias e parcerias. A Assembleia da OMSA será Paris no período de 24 a 29 de maio.
Ficou deliberado que cada instituição pode indicar até 2 nomes para compor a comitiva e que devem enviar as indicações até o dia 24 de março.
A presidente da AGED, Jucielly Oliveira aproveitou o encontro e tratou da pauta sobre Programa de Rastreabilidade e Parceria Público-Privada. Ela ressaltou a necessidade de unir esforços entre os setores público e privado, envolvendo o país inteiro por meio de um programa de rastreabilidade.
Segundo a presidente, alguns estados, como Pará e São Paulo, já iniciaram esse processo, uma vez que a proposta é que essa iniciativa seja implementada a nível federal.
Ainda durante a reunião, houve espaço para a palestra sobre Parceria Público-Privada, ministrada pelo auditor fiscal federal agropecuário, Roberto Carlos Arruda que abordou temas como: lavoura, pecuária, floresta, melhoramento genético e na alimentação de bovinos, além do confinamento de bovinos no Maranhão, entre outros.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI