
Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
13/03/2025
Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) foi destacada para apurar denúncias de abate clandestino de bovinos, no município de Vargem Grande, na última terça-feira, dia 11. O mal cheiro e as condições precárias do local, indicando a realização de abates irregulares, foram o alvo das denúncias.
Durante a ação, que teve apoio da Polícia Militar, foi constatado que as instalações estavam fora dos padrões higiênicos-sanitários como preconiza a legislação vigente e foi encontrado ainda carcaças e restos de bovinos descartados de forma irregular.
O local foi interditado e o proprietário foi notificado e orientado sobre a ilegalidade do abate clandestino e os riscos que isso representa à saúde pública.
A AGED segue cumprindo com o dever legal de fiscalizar estabelecimentos de abate reforçando a importância do Serviço de Inspeção Oficial como forma de garantir a inocuidade e qualidade dos produtos de origem animal que chegam a mesa do consumidor.
Atualmente, o estado do Maranhão conta com 12 abatedouros frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), sendo sete exclusivos para bovídeos. Os demais abatedouros registrados são um para bovinos, ovinos e caprinos; um para aves, dois para suínos e um para ovinos e caprinos, exclusivamente.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI