

Por:Dariana Calado
edição: Suyane Scanssette
21/03/2025
A equipe técnica da Aged de Porto Franco esteve no município de Ribamar Fiquene para realizar vistoria em propriedades rurais, proceder com saneamento de foco para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e fiscalização de estabelecimento avícola de postura em processo e registro.
A primeira ação foi a de vistoria em propriedade rural para abertura de cadastro na Aged. Essa vistoria é necessária para que a equipe verifique as explorações pecuárias existentes e execute as ações dos programas sanitários destinados a cada espécie de criação (suínos, bovinos, equinos, aves, caprinos, ovinos, abelhas e animais aquáticos de cultivo).
A segunda vistoria feita foi num estabelecimento avícola de postura que está em processo de finalização de registro junto à Aged. O fiscal estadual agropecuário José Maria Segundo explicou que nestas vistorias os proprietários são orientados a cerca de quais as regulamentações são necessárias para finalizar o processo. “Todo plantel de aves que tiver acima de 1000 animais precisa ter um registro junto a AGED. Esse processo deve seguir as exigências estruturais, documentais, ter a presença de um responsável técnico que deverá ser um médico veterinário. Existe toda uma legislação para ser cumprida. Deve ser feito uma vistoria final para saber se esse estabelecimento está apto para receber o certificado de registro junto ao órgão”, esclareceu.
Dando continuidade às fiscalizações, a equipe foi numa outra propriedade para realizar saneamento de foco de AIE. Quando a Aged recebeu a notificação com resultado positivo para AIE de um animal na propriedade, foi feita a interdição da propriedade e o animal foi eutanaziado. Como a propriedade ainda possui equídeos, muares e asininos, todos os animais devem passar pela coleta de sangue com 30 e 60 dias para que possam ser detectados ou descartados casos de AIE. Após os resultados negativos para doença, a propriedade deve ser desinterditada.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI