


Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
24/03/2025
A equipe de fiscalização da Agência Estadual de Defesa Agropecuária de Pedreiras apurou denúncias, demandadas pelo Ministério Público, de estabelecimentos com produção clandestina de queijo no município de Bernardo do Mearim.
Foram fiscalizados 13 propriedades de produção de leite, onde somente 9 estavam produzindo queijo. Todos eram pequenos produtores, sendo que o maior deles produzia 25kg de queijo por dia. Durante a fiscalização, foram emitidos termos de fiscalização e notificações para todos os locais que estavam funcionamento de modo irregular, para que os responsáveis pelos locais de produção de queijo regularizem a situação no prazo de 60 dias de acordo com a legislação vigente. Isso inclui o registro do estabelecimento na esfera competente da fiscalização.
Essa ação é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios consumidos pela população. Além disso, a regularização da produção de queijo também contribui para o desenvolvimento econômico da região, uma vez que os produtores podem ter acesso a mercados mais amplos e competitivos.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI